Iniciativa foi incluída na grade extracurricular de escola pública no distrito baiano, batizado de Basquete Inclusão Social
O distrito de Trancoso, em Porto Seguro (BA) conta agora com uma iniciativa que promove a inclusão social e educacional através do basquete. Sendo assim, as aulas e treinos, totalmente gratuitos, acontecem por meio do programa BIS (Basquete Inclusão Social), que integra o projeto social para acolher crianças e jovens, entre 10 e 21 anos.
Basquete em Trancoso
As aulas gratuitas de basquete em Trancoso integram as atividades na grade extracurricular da Escola Municipal Honorina Passos, que atualmente possui 70 alunos.
Além disso, o BIS faz parte do projeto Manduri, que resgatou as aulas de basquete da escola, que estavam prestes a ser paralisadas por falta de recursos. Mas, agora, com a implementação de ferramentas, o esporte gera diversos benefícios associados ao projeto. Entre eles está a contratação de um assistente social, além da parceria com o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), com o intuito de oferecer suporte profissional em saúde, programas de prevenção ao uso de drogas e promoção da socialização.
Em suma, o BIS quer melhorar o índice de permanência dos alunos nas escolas, segundo o diretor do Manduri. Sendo assim, todos os integrantes recebem tarefas e responsabilidades para que desenvolvam habilidades sociais coletivas.
Missões revertidas em pontuação
A cada missão cumprida é atribuída uma pontuação. Com isso, os estudantes entendem os primeiros passos para zelar pela infraestrutura do local e assim conseguem conquistar mais recursos para a compra de bolas, cestas, uniformes, entre outros equipamentos para o crescimento do projeto na região.
Os estudantes interessados em participar do projeto podem acessar o formulário de cadastro neste link.
Sobre o projeto Manduri de basquete em Trancoso
O nome do projeto é em razão da abelha manduri, conhecida por seu trabalho em equipe e estratégias coletivas. Ou seja, a metáfora traduz exatamente o que é o projeto, que visa promover a união comunitária e o desenvolvimento sustentável; impactando a vida nas comunidades, além de promover a educação, saúde e bem-estar a partir de uma abordagem em que todos colaborem e aprendam.
UNA-BRASIS
O Projeto Manduri também integra a plataforma UNA-BRASIS, iniciativa da desenvolvedora BRASIS, que reúne diversas ações sociais voltadas à responsabilidade socioambiental em seis locais da Bahia. Em Trancoso, o Manduri conta com a parceria da Nampur.
Por fim, a UNA-BRASIS atua para ressaltar as vivências e tradições junto às comunidades.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-mulheres-jogando-basquete_58395890.htm#fromView=search&page=1&position=6&uuid=87dc2e75-26e3-4672-8e79-b1de35c7cc9c