Camerata de cordas da Academia Filarmônica Brasileira Musicarium começou a turnê no último dia 10, em Joinville
Em breve, a Academia Filarmônica Brasileira Musicarium entrará em turnê pela Europa, onde passará por Suíça (Neuchâtel, Berna e Genebra), Alemanha (Karlsruhe) e Holanda (Amsterdam).
E para testar os ânimos, os jovens talentos da música fizeram uma apresentação excepcional em Joinville, que foi realizada na Coree International School, no último dia 10.
Camerata de cordas da Musicarium
Além disso, a camerata de cordas da Musicarium convidou pessoas da plateia para sentar ao lado dos músicos e ter uma verdadeira experiência de imersão.
Durante o evento, Bruno Klanns, estilista fundador da KLANNS autoral, foi agracidado pelo público. Ele e sua equipe são responsáveis pela confecção dos uniformes utilizados durante a turnê, junto com contribuintes, apoiadores e patrocinadores do projeto.
Transformar vidas
O projeto, que tem como Conselheiro o empresário catarinense, Ernesto Heinzelmann, tem como iniciativa transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio do acesso a uma formação musical de alta qualidade. Tudo isso reflete na vida de 180 estudantes bolsistas. A maior parte deles vem da rede pública de ensino.
O projeto Musicarium desempenha o papel de formação de orquestras. Sendo assim, formar uma orquestra filarmônica profissional de relevância internacional é um de seus objetivos. Portanto, eles mantêm um programa criterioso de formação de orquestras e grupos de câmara.
Turnê pela Europa
Pro sua vez, o roteiro de viagem da orquestra jovem é bem amplo. Na Europa, a Camerata de Cordas e o Grupo de Percussão vai mostrar sua música pela Suíça (Neuchâtel, Berna e Genebra), Alemanha (Karlsruhe) e Holanda (Amsterdam), onde também realizará atividades de intercâmbio cultural e pedagógico.
De acordo com o diretor-presidente e maestro do Musicarium, Sergio Ogawa, muitas das crianças que estão no projeto jamais haviam entrado num avião, e a partir da orquestra, hoje, esta turnê também é uma vitória social na vida desses jovens.
Dentre os ambientes em que os alunos farão apresentações e masterclasses com profissionais, estão os renomados conservatórios suíços: Conservatoire de Musique Neuchâtelois Espace de l’Europe, Conservatoire de Musique de Genève Salle Franz Liszt e Zentrum Paul Klee Auditorium Martha Müller.
Já na Alemanha, o grupo irá no HFM Karlsruhe Wolfgang Rihm Forum. Concluindo a turnê, na Holanda, se apresentarão no Conservatorium van Amsterdam Bernard Haitinkzaal, além de colaborarem com músicos de diferentes culturas e representação do Brasil no cenário internacional.
Fonte: Foto de EmilyStock na Freepik