Construção pedagógica com contexto da temática ambiental é implementada na cidade de Sobral, no Ceará
Recentemente, a cidade de Sobral que é já é considerada um case de sucesso do ponto de vista educacional, saiu na frente mais uma vez. Isso porque ela acaba de firmar uma parceria do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) – Bairro Nova Caiçara, ONG Luta pela Paz e alunos do Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão de Sobral, por meio da Unidade Curricular de Extensão. Houve uma programação para a realização de cinco oficinas práticas, de construção pedagógica com contexto da temática ambiental, e que também envolve o terceiro setor.
Construção pedagógica em Sobral
Sendo assim, as oficinas de construção pedagógica buscam contribuir para a produção de conhecimento de forma descontraída e lúdica. Neste caso, os jovens aprendem a produzir um material pedagógico, que poderá ser usado nas ações dos AJAs em seus territórios de atuação.
Até o momento, três, das cinco oficinas já foram realizadas e coordenadas pelo Prof. Marcos Leite. Os trabalhos começaram em 19 de abril e encerraram na última sexta-feira (17/05). Nas ações, os estudantes desenvolvem dinâmicas de grupo, debates e vivências. Além disso, os alunos de Psicologia conduziram momentos de fala e escuta dos AJAs. E isso tudo gera reflexões pessoais e coletivas junto aos jovens. Para o AJA Ytallo, as oficinas são ótimas do ponto de vista de agregarem muito valor na vida dessas pessoas, que saem desses encontros mais motivadas. Em suma, trata-se de momentos inovadores para todos os participantes do Programa AJA.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/estudantes-universitarios-de-diferentes-etnias-lotando_34088841.htm#fromView=search&page=1&position=22&uuid=1e2c1dd5-6b15-4846-82ac-330c3142370f