Educação em Santa Catarina teve a prova oficial no domingo (29)
No domingo (29), ocorreu o segundo dia de prova do maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina. Trata-se de um certame bastante importante, pois envolve as provas para os cargos de orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar, assistente de educação e assistente técnico-pedagógico para as escolas do Ensino Regular, Profissional e Educação Indígena.
Educação em Santa Catarina
O certame para melhorar a educação em Santa Catarina englobou mais de 20 mil candidatos, espalhados pelos mesmos municípios da prova do dia 22. Confira abaixo os municípios:
- Araranguá
- Blumenau
- Brusque
- Caçador
- Canoinhas
- Chapecó
- Concórdia
- Criciúma
- Curitibanos
- Florianópolis
- Itajaí
- Jaraguá do Sul
- Joaçaba
- Joinville
- Lages
- Mafra
- Maravilha
- Rio do Sul
- São Lourenço do Oeste
- São Miguel do Oeste
- Tubarão
- Videira
- Xanxerê
Sobre a disputa dos cargos
Para atender às necessidades da educação no estado, serão preenchidos cargos totalmente voltados para áreas específicas de apoio educacional e pedagógico. Os cargos em disputa são:
- Orientador Educacional;
- Administrador Escolar;
- Supervisor Escolar;
- Assistente de Educação;
- Assistente Técnico-Pedagógico.
Importância do certame
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, este processo de seleção é crucial para a evolução do ensino no estado catarinense. Para ocorrer tal evolução é necessário contar com profissionais comprometidos e qualificados. E por isso o governo estadual propôs a realização do concurso.
Nomeações
Na primeira chamada, a estimativa é nomear mais de 6.500 profissionais para trabalhar nas escolas estaduais de Santa Catarina, incluindo quase 5 mil professores. Durante os quatro anos de vigência do concurso, até 10 mil vagas serão disponibilizadas, com nomeações acontecendo em diversas chamadas conforme a necessidade da rede educacional.
Por fim, todas estas medidas educacionais visam o fortalecimento do estado, o que representa um compromisso sério com a qualidade do ensino e o futuro das crianças e adolescentes catarinenses.
Fonte: Foto de alpakavideo na Freepik