Instituto CADES conta com rede de proteção social em escolas e instituições de São Paulo
Hoje (27), é celebrado o Dia do Psicólogo e de uns anos para cá cresce a preocupação entre o âmbito escolar e a saúde mental das crianças e adolescentes. Diante deste cenário, o Instituto CADES leva atividades esportivas às escolas públicas de São Paulo, e recentemente criou uma Rede de Proteção Social para ampliar o impacto social onde já atua.
Além disso, segundo um estudo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de 2022, 70% dos estudantes da rede estadual relataram sintomas de depressão e ansiedade. Isso quer dizer que dois em cada três jovens passam por esse problema de saúde.
Implementação do projeto do Instituto CADES
Desde a implementação do projeto na comunidade de Paraisópolis (São Paulo – SP), há uma psicóloga responsável em identificar alunos que estejam em maior vulnerabilidade social. O trabalho aproxima suas famílias para discussões, gerando encaminhamentos para a rede de referência, profissionais e órgãos assistenciais. Em suma, é uma rede multissetorial entre o Instituto CADES, as Escolas, órgãos/serviços públicos e atores sociais do território. Mas, também é uma aliança estratégica de cooperação entre pessoas, organizações e instituições com o objetivo de gerar impacto social, reforça.
Rede de Proteção Social do Instituto
A Rede de Proteção Social do Instituto é composta por: Escola, Psicóloga e 16 Instituições Parceiras, que engloba atores sociais, serviços públicos e de garantia de direitos, colaborando para melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade e para criação de políticas públicas eficazes.
Já o trabalho da psicóloga com os atendidos pelo CADES segue as funções de psicóloga escolar e clínica. Na escola é feito um trabalho preventivo com rodas de conversas conforme as demandas da instituição.
A especialista também exerce o acolhimento do estudante e familiares, e ainda pode intervir se algum aluno apresentar uma crise, como a de ansiedade, ou até mesmo quando uma criança neurotípica apresenta um comportamento de dificuldade de interação e adaptação escolar.
É preciso ter em mente também que promover a saúde mental nas escolas é essencial para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, garantindo que tenham as ferramentas necessárias para enfrentar desafios e serem adultos mais confiantes em suas vidas pessoais e profissionais.
Sobre o trabalho da rede de proteção
Além da atuação psicológica, compõem o trabalho da Rede de Proteção Social do CADES:
- rodas de conversa, com discussão de temas relevantes para melhoria da convivência e do ambiente escolar;
- atendimento oftalmológico com exames e doação de óculos;
- e auxílio na Higiene bucal com palestra e vídeo-educativo sobre o tema, e entrega de kit com escova e pasta dental.
Fonte: Foto de freepik na Freepik