A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcolmo, recebeu nesta sexta-feira (13) a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, condecoração concedida pela Presidência da República a pessoas e iniciativas que tenham contribuído para a promoção da saúde e do bem-estar da população brasileira.
A cientista ganhou projeção nacional durante a pandemia de COVID-19, período em que participou ativamente de debates públicos e orientações à população sobre medidas sanitárias. Ao longo da emergência de saúde global, Dalcolmo defendeu o isolamento social, o uso de estratégias de prevenção e a importância da vacinação como resposta científica ao avanço do vírus.
A entrega da honraria ocorreu durante um evento realizado no Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A medalha foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora a condecoração tenha sido oficialmente concedida em setembro de 2024, a pesquisadora não pôde participar da cerimônia realizada na época, em Brasília. Por esse motivo, a entrega simbólica ocorreu agora, durante a agenda presidencial no hospital carioca.
Lembrança dos primeiros alertas da pandemia
Durante a cerimônia, Margareth Dalcolmo recordou o início da pandemia e relembrou o momento em que especialistas começaram a alertar sobre a gravidade da crise sanitária. Segundo ela, o decreto de pandemia anunciado pela Organização Mundial da Saúde completou seis anos na última quarta-feira (11).
A pneumologista citou um pronunciamento feito naquele período, quando buscou alertar sobre os riscos que o país enfrentaria.
“Neste dia, eu gravei um pequeno e modesto vídeo anunciando que seria uma tragédia que se abateria sobre o Brasil e infelizmente era verdade. Nós fizemos o primeiro alerta”, disse.
Ao longo da pandemia, a pesquisadora se tornou uma das vozes mais presentes em entrevistas, debates científicos e discussões sobre políticas públicas de saúde. Sua participação buscou ampliar o acesso da população a informações baseadas em evidências científicas.
Desinformação e desafios da comunicação científica
Em seu discurso, Dalcolmo também mencionou as dificuldades enfrentadas por especialistas durante o período de crise sanitária, especialmente diante da circulação de discursos negacionistas e da disseminação de informações incorretas sobre a doença e as vacinas.
Para a pesquisadora, enfrentar essas narrativas exigiu grande esforço da comunidade científica.
“Deu muito mais trabalho desconstruir a retórica nociva ao povo brasileiro do que informar sobre os progressos que nós conseguimos fazer. Nós fizemos isso porque é nossa obrigação, porque é isso que nós sabemos fazer. Esse é o meu compromisso de todo dia. A nossa ideologia é cuidar de pessoas. Vou ficar velhinha fazendo isso”.
A declaração reforça a postura adotada pela médica ao longo da pandemia, quando defendeu a ciência e o uso de evidências como base para decisões de saúde pública.
Reconhecimento ao trabalho na Fiocruz
A apresentação da homenagem foi conduzida pela ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, que também integra o quadro de pesquisadores da Fiocruz e presidiu a instituição durante o período da pandemia.
Em sua fala, Nísia ressaltou que a contribuição de Margareth Dalcolmo vai além do trabalho realizado nos momentos mais críticos da crise sanitária. Segundo ela, a pesquisadora continua colaborando com iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas de vacinação e ao diálogo entre ciência e gestão pública.
“Além de todo o trabalho durante a pandemia, de informar as pessoas, de ser uma alento na sua comunicação, dando as palavras da ciência e orientando as família, Margareth colaborou conosco o tempo todo no Ministério e colabora até agora pra que nós sejamos de novo referência de vacinação no mundo”, afirmou.
Trajetória dedicada à saúde pública
Com carreira consolidada na área de pneumologia, Margareth Dalcolmo atua há décadas em pesquisas voltadas principalmente para doenças respiratórias e políticas públicas de saúde. Seu trabalho acadêmico e científico está ligado à Fundação Oswaldo Cruz, uma das principais instituições de pesquisa em saúde do país.
Durante a pandemia, sua presença constante no debate público contribuiu para ampliar a divulgação de informações científicas em um período marcado por incertezas e pelo avanço da desinformação.
A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz integra o conjunto de condecorações concedidas pelo governo federal a profissionais que se destacam na área da saúde. A homenagem reconhece a trajetória de Dalcolmo e seu papel na defesa da ciência e da saúde pública no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/cientista-de-tiro-medio-trabalhando_12892427.htm
