Olimpíada cultural na Argentina contará com a participação de estudantes da Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert
Na última sexta-feira (13), estudantes da Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, representaram o Brasil ma final da competição internacional da Olímpiada Cultural Mbojere. A turma do 2º 17 ano do Ensino Médio Noturno se classificou e foi para Posadas, na Argentina.
Olimpíada cultural na Argentina
A Olimpíada cultural na Argentina está em sua terceira edição. Trata-se de um evento anual voltado a alunos do Ensino Médio, com o objetivo de promover e valorizar a cultura regional do norte da Argentina. Pela primeira vez, a competição incluiu escolas do Brasil e do Paraguai, estimulando um intercâmbio cultural entre os países.
Vaga para escola de Pinhalzinho
O projeto que garantiu a vaga à escola de Pinhalzinho responde pelo nome de Nossas Identidades: Pluralidade Cultural em Pinhalzinho. Desenvolvido pela turma do 2º ano, o projeto consiste em um ensaio escrito e uma produção audiovisual que exploram as diversas influências culturais presentes na comunidade de Pinhalzinho.
A estudante Hérica Gabieli dos Santos Gonçalves destacou que o projeto foi desenvolvido tanto nas aulas presenciais quanto nas aulas remotas (ANP).
A apresentação dos projetos finalistas aconteceu no Instituto Superior Antonio Ruiz de Montoya, em Posadas. A participação da escola de Pinhalzinho neste evento internacional reforça a qualidade do trabalho realizado pelos alunos e professores.
Sobre a Olimpíada Mbojere
A Olimpíada Mbojere é realizada há três anos, mantendo uma parceria com o Instituto Montoya, em Posadas. Mas, apesar da divulgação direcionada a escolas de fronteira do oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e Rio Grande do Sul, a competição estava aberta a todo o Brasil. Portanto, um dos professores da rede de ensino de Pinhalzinho incentivou seus alunos a participarem, o que deixou todos muito felizes quando foram selecionados para a fase final.
Por sua vez, a importância da participação dos alunos do ensino médio noturno, que são trabalhadores com jornadas diárias de 8 horas ou mais, é resultado de um grande esforço, e uma grande conquista. Portanto, o projeto valoriza a diversidade cultural da região, além de representar um marco significativo para os alunos, com a oportunidade de trocar experiências com estudantes de outros países.
Os alunos ficaram bastante ansiosos com a viagem, uma vez que muitos deles nunca haviam saído do Brasil.
Fonte: Foto de mrsiraphol na Freepik