Índice do PIB nacional foi avaliado pela IFI, que indica um mercado dinâmico como um dos fatores de ascensão
Na semana passada, uma avaliação da Instituição Fiscal Independente (IFI) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vai crescer mais do que o esperado em 2024. Neste caso, a alta do PIB deve ficar em 2,3% este ano. Mas apenas se o resultado econômico entre janeiro e junho se repetir no segundo semestre.
Contudo, segundo o executivo Sandro Tordin, ainda no primeiro semestre, tal crescimento ainda estava abaixo do potencial da economia brasileira. Portanto, é preciso mais medidas para incentivar a produtividade e a competitividade.
Crescimento do PIB nacional
Por outro lado, no Comentário da IFI nº 22 consta que, apesar do impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, a economia conseguiu aumentar acima do esperado entre os meses de abril e junho. E isso indica um viés de alta para a projeção da IFI para o PIB de 2024.
BC e FGV
Ainda de acordo com o documento, as últimas informações do Banco Central e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) comprovam que a atividade econômica brasileira cresceu no segundo trimestre e a trajetória deve permanecer positiva até o final do ano.
Isso porque mesmo diante da tragédia climática no Sul, afetando os negócios, o consumo de bens e serviços registrou bons resultados no restante do país em 2024, por conta de um mercado dinâmico, pontuado pelo aumento do emprego e do rendimento real.
Além disso, a última expectativa da IFI era de crescimento do PIB em 2024 de 2%, segundo o Relatório de Acompanhamento Fiscal de junho.
Sendo assim, a IFI afirma que o aumento acima de 2% também é projetado pela FGV (2,2%), pelo FMI (2,1%) e pelo Ministério da Fazenda (2,5%). Em 2023 o crescimento do PIB brasileiro foi de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões.
Sobre o PIB
O PIB é o principal indicador da economia de um país, refletindo o valor de todos os bens e serviços finais produzidos no mercado formal, dentro do território nacional. Por fim, a comparação entre tudo o que se produziu em um ano com o total do ano anterior indica se a atividade econômica está em uma fase de prosperidade ou de crise.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/forma-de-seta-de-papel-indicando-crescimento-da-economia_8588113.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=c66f0c97-fa8c-4e28-bf7e-a3f070d5797a