Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Cultura

Projeto Cultura Africana enriquece educação em 2024 em MS

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
2 de julho de 2025
in Cultura
0
Projeto Cultura Africana
Share on FacebookShare on Twitter

Projeto Cultura Africana está inserido no nicho temático Cultura e Ciência do programa AJA

No segundo semestre de 2024, a EE Professora Fausta Garcia Bueno, em Campo Grande, implantou um projeto interdisciplinar inovador, o Cultura Africana. Ele está inserido no nicho temático Cultura e Ciência do programa AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).

Projeto Cultura Africana

O objetivo do projeto Cultura Africana é expandir o conhecimento sobre a diversidade cultural africana. O programa inclui tradições, línguas, crenças e manifestações artísticas, promovendo a valorização dessa rica cultura, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.

Abordagem

Já em relação à abordagem interdisciplinar, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos exploraram como a cultura africana influenciou a formação do idioma português. Em Literatura, as biografias e obras de autores afro-brasileiros foram estudadas, com suas contribuições sendo entendidas da melhor forma possível. A História é voltada à resistência da cultura afro-brasileira ao longo do tempo. Já nas aulas de Geografia os estudantes analisaram a distribuição geográfica das comunidades africanas.

Artes visuais

Por sua vez, as Artes Visuais têm um papel essencial, com os alunos criando cartazes, pulseiras temáticas e desenhos que expressaram suas interpretações das influências artísticas africanas. E as aulas de Inglês foram focadas na identificação e tradução de palavras de origem africana. Enquanto isso, a disciplina de Matemática gerou uma análise estatística da população africana e suas diásporas. A Educação Ambiental proporcionou reflexões sobre as práticas tradicionais das comunidades africanas em relação à conservação da biodiversidade. Por fim, na Educação Física, os alunos vivenciaram jogos e brincadeiras tradicionais africanas e participaram de uma apresentação de capoeira.

Celebração

O projeto também resultou uma celebração cultural no dia 27 de novembro, reunindo várias atividades que incluíram apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre — como cartazes, produções textuais e pulseiras — e ainda de rodas de capoeira, músicas e exposições de comidas típicas. As danças e desenhos produzidos pelos estudantes enriqueceram mais essa experiência marcante.

Valorização da diversidade

O projeto promoveu o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. A partir da integração de múltiplas áreas do conhecimento e estímulo das reflexões críticas sobre as relações entre sociedade, cultura e meio ambiente, o programa se mostrou um passo expressivo para formar cidadãos conscientes e engajados em uma sociedade mais inclusiva.

Por fim, a iniciativa da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno reflete um compromisso com a educação integral dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao promover competências fundamentais para uma formação cidadã, rica em diversidade cultural.

Fonte: Foto de nilukshajayasinha na Freepik

Tags: cultura afro
Postagem anterior

Melhoria da educação: Seed recebe equipe de entidade do 3º setor

Próxima postagem

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: PB conquista Selo Prata

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Hans Dohmann: 25 anos à frente das pesquisas com células-tronco no Brasil

Selo da Alfabetização 2025: como participar e o que muda com a nova edição do MEC

R$ 20 bilhões para escolas: como acessar o novo fundo e o que muda para estados e municípios

Rodrigo Borges Torrealba aponta os desafios que ainda impedem o Brasil de acelerar no mercado de motos elétricas

Rodrigo Castro Alves Neves avalia o uso das tecnologias preditivas no setor de segurança

Michele Bouvier Sollack mostra como equilibrar lucro e vida pessoal em Rica de Propósito

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.