Projeto Cultura Africana está inserido no nicho temático Cultura e Ciência do programa AJA
No segundo semestre de 2024, a EE Professora Fausta Garcia Bueno, em Campo Grande, implantou um projeto interdisciplinar inovador, o Cultura Africana. Ele está inserido no nicho temático Cultura e Ciência do programa AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).
Projeto Cultura Africana
O objetivo do projeto Cultura Africana é expandir o conhecimento sobre a diversidade cultural africana. O programa inclui tradições, línguas, crenças e manifestações artísticas, promovendo a valorização dessa rica cultura, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.
Abordagem
Já em relação à abordagem interdisciplinar, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos exploraram como a cultura africana influenciou a formação do idioma português. Em Literatura, as biografias e obras de autores afro-brasileiros foram estudadas, com suas contribuições sendo entendidas da melhor forma possível. A História é voltada à resistência da cultura afro-brasileira ao longo do tempo. Já nas aulas de Geografia os estudantes analisaram a distribuição geográfica das comunidades africanas.
Artes visuais
Por sua vez, as Artes Visuais têm um papel essencial, com os alunos criando cartazes, pulseiras temáticas e desenhos que expressaram suas interpretações das influências artísticas africanas. E as aulas de Inglês foram focadas na identificação e tradução de palavras de origem africana. Enquanto isso, a disciplina de Matemática gerou uma análise estatística da população africana e suas diásporas. A Educação Ambiental proporcionou reflexões sobre as práticas tradicionais das comunidades africanas em relação à conservação da biodiversidade. Por fim, na Educação Física, os alunos vivenciaram jogos e brincadeiras tradicionais africanas e participaram de uma apresentação de capoeira.
Celebração
O projeto também resultou uma celebração cultural no dia 27 de novembro, reunindo várias atividades que incluíram apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre — como cartazes, produções textuais e pulseiras — e ainda de rodas de capoeira, músicas e exposições de comidas típicas. As danças e desenhos produzidos pelos estudantes enriqueceram mais essa experiência marcante.
Valorização da diversidade
O projeto promoveu o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. A partir da integração de múltiplas áreas do conhecimento e estímulo das reflexões críticas sobre as relações entre sociedade, cultura e meio ambiente, o programa se mostrou um passo expressivo para formar cidadãos conscientes e engajados em uma sociedade mais inclusiva.
Por fim, a iniciativa da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno reflete um compromisso com a educação integral dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao promover competências fundamentais para uma formação cidadã, rica em diversidade cultural.
Fonte: Foto de nilukshajayasinha na Freepik