Projeto de Vida da escola Luiz Davet envolvem música, arrecadação de alimentos, mantas, visita ao grupo Conviver e cadastro de doadores
Neste ano, os estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Davet, de Major Vieira, desenvolveram diversas ações sociais dentro do componente curricular Projeto de Vida. O programa social visa ajudar os alunos a dar sentido ao que estão aprendendo e auxiliá-los a pensar e decidir os rumos da sua vida profissional e pessoal, e também de gerar autoconhecimento e orientação para que o estudante direcione seus estudos por áreas de conhecimento, além de contribuir para o desenvolvimento integral e humano e desenvolver habilidades socioemocionais.
Projeto de Vida da escola Luiz Davet
Por sua vez, professores ligados ao Projeto de Vida da escola Luiz Davet, responsáveis pelo componente curricular, e de forma interdisciplinar com os demais docentes e equipe pedagógica realizaram diversas atividades, leituras e dinâmicas de autoconhecimento; sobre viver em sociedade (direitos e deveres), bem comum e coletividade, cuidado com o outro e o mundo; futuro e projeto pessoa pós-ensino médio com as turmas do primeiro, segundo e terceiro respectivamente.
Objetivo
Vale destacar que o objetivo desse projeto possibilitou que os conceitos e valores trabalhados saíssem do espaço de sala de aula e permitiram a criação de um vínculo com a comunidade local. E tudo isso gera um impacto social positivo, que também rende parcerias com outras instituições, tais como: a Prefeitura Municipal, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Hospital São Lucas, Hemepar e outros.
Ações de destaque
VAMOS FAZER O SEU DIA MELHOR
Durante o projeto, os alunos visitaram o Hospital Municipal São Lucas com apresentação de mensagens, músicas e entrega de alimentos e de mantinhas que foram arrecadados pelos próprios alunos.
PROJETO DE INTEGRAÇÃO JUVENTUDE E TERCEIRA IDADE
Neste projeto, os alunos conseguiram viabilizar por recursos próprios a compra de uma cadeira de rodas, doada para uso do grupo da Terceira Idade. Além disso, foram realizadas tardes recreativas com o Grupo Conviver. A partir da orientação dos professores e realização dos próprios alunos foram feitas gincanas, jogos e brincadeiras, apresentações musicais e até a degustação de um café colonial preparado pelos estudantes, gerando momentos de descontração e convivência entre os jovens alunos e os idosos com o objetivo de integração e valorização pessoal de todos os envolvidos.
Fonte: Foto de seventyfour na Freepik