Projeto social gaúcho oferece aulas de canto, instrumentos e danças típicas, voltado a crianças e adolescentes de até 14 anos em situação de vulnerabilidade
Com o propósito de tirar crianças e adolescentes da situação de vulrabilidade no norte do Rio Grande do Sul, nasceu a Escola de Música e Arte de Palmeira das Missões. O objetivo também é que essas pessoas sintam-se incluídas na cultura gaúcha.
E é assim que diversas ações sociais norteiam o projeto que já tem 17 anos de atuação, promovendo aulas de canto, instrumento e danças típicas a 110 alunos.
Projeto social gaúcho
O projeto social gaúcho funciona semanalmente, em sua sede e em outros cinco pontos de cultura, que ficam em escolas estaduais do município. De acordo com a direção da Escola, o objetivo desse trabalho é gerar nessas crianças e adolescentes a sensação de pertencimento em seu Estado e cultura.
A ideia do projeto surgiu ao ver uma criança carente correr até a filha do diretor, de prenda, na época com 13 anos, e dizer a ela que tinha o sonho de ser prenda também. Isso foi o bastante para pensar que deveria fazer algo. E hoje é possível dar a oportunidade para aqueles que não tiveram condições de entrar em um CTG, por exemplo, e vestirem as indumentárias e integrarem esse ambiente cultural.
Doações
Todavia, vale destacar que a escola é mantida com a ajuda de doações, eventos beneficentes e repasse de recursos do Fundo da Criança e do Adolescente. Além das aulas, os estudantes também têm direito a lanche e ganham as vestimentas para apresentações em grupo.
Como participar
Para participar é preciso comprovar a renda dos familiares e ter o comprometimento de participar das aulas. Nas instituições, são oferecidas duas aulas instrumentais no contraturno dos alunos.
Já as demais atividades são oferecidas na sede, de segunda a quinta-feira à noite para adolescentes, e de segunda a sexta-feira pela manhã para crianças até 11 anos.
Talentos participam de festivais
Além disso, os talentos aprimorados nas aulas são revelados ao público em festivais da região, como o Carijo em Palmeira das Missões e o Canto do Barril de Frederico Westphalen.
E ainda há um evento interno da entidade, a Noite Cultural de Integração, onde todos se apresentam com músicas e danças. Neste ano, a 16ª edição ocorrerá no dia 12 de outubro, no CTG Sinuelo da Querência.
Vae lembrar que neste ano terá premiação em dinheiro, como um incentivo para que os participantes ensaiem durante o ano todo.
Onde encontrar o projeto
- Sede, localizada na Avenida Independência, nº 1270
- Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Neenguiru
- Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões Polivalente.
Fonte: Foto de Wavebreak Media na Freepik