Projetos escolares em SC, no Colégio Santa Rosa, cultiva empatia, cidadania e responsabilidade social, formando futuros cidadãos comprometidos com a transformação do mundo
Com o propósito de desenvolver valores humanos e formação de cidadãos, Colégio Santa Rosa (SC) fortalece o seu modo de educar. Sendo assim, a escola possui algumas ações sociais que envolvem a participação dos estudantes e das famílias, além de incentivar toda a comunidade escolar a cultivar a responsabilidade social, a solidariedade e o respeito ao próximo.
Projetos escolares em SC
A partir dos projetos escolares em SC, segundo o diretor da instituição de ensino, Alderi Oldra, a realização dos projetos sociais é conscientizar o aluno sobre o espírito de solidariedade, empatia e comprometimento com o bem-estar do outro.
Uma das iniciativas, denominada EcoSanta, diz respeito a como cuidar melhor melhor do espaço em que está inserido.
E é assim que o colégio catarinense prepara seus alunos e colabora para a construção de uma sociedade mais empática e justa.
Projeto Laços de Vida
Neste caso, o intuito é desenvolver empatia e oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente na saúde e na valorização da experiência dos idosos, ao fornecer:
Apoio oncológico: os alunos do Ensino Médio e voluntários dão suporte a mulheres em tratamento oncológico, proporcionando alívio e conforto durante o processo. Durante as ações são feitas doações de perucas, lenços, gorros, almofadas especiais e próteses mamárias;
Amor e respeito aos idosos: os estudantes e voluntários realizam visitas regulares em asilos da cidade, levando alegria, música, jogos e momentos de interação. Também são organizadas campanhas de arrecadação de lacres realizadas, o que ajuda na compra de cadeiras de rodas para os idosos, promovendo inclusão e acessibilidade.
Projeto EcoSanta: cuidado com o meio ambiente
A ideia aqui é incentivar a consciência ambiental e o descarte responsável, promovendo práticas sustentáveis entre os alunos e toda a comunidade escolar. O projeto EcoSanta vem da necessidade de construir uma cultura de cuidado com o planeta, o que é realizado por meio de atividades de compostagem, redução de resíduos e plantio de árvores:
Coleta seletiva e reciclagem: são realizadas ações de coleta de tampinhas, pilhas e garrafas PET. O óleo de cozinha também é coletado, para ser reciclado em formato de sabão e ter a venda revertida para instituições beneficentes. É a união da sustentabilidade e solidariedade.
Engajamento dos estudantes: os voluntários do Ensino Médio atuam em parceria com instituições assistenciais e de saúde da região, como hospitais e o Ministério Público, recebendo certificado de 40 horas de trabalho. Esses estágios voluntários desenvolvem o senso de cidadania e consciência social.
Colaboração com a comunidade escolar: os estudantes também apoiam a Educação Infantil e as escolinhas do colégio, promovendo a integração e o aprendizado colaborativo entre diferentes faixas etárias.
Fonte: Foto de freepik na Freepik