Transformação social na Uesb promove integração tem o propósito de criar uma ponte entre a Universidade, a escola pública e os movimentos sociais
O projeto de extensão “Capoeira, Educação e Inclusão”, coordenado pela professora Isabelle Pires, vinculada ao Departamento de Saúde 1, da Uesb, Campus de Jequié, tem o propósito de criar uma ponte entre a Universidade, a escola pública e os movimentos sociais. Nesse contexto, a capoeira é utilizada como uma ferramenta pedagógica para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes participantes.
Transformação social na Uesb
Além disso, a transformação social na Uesb busca socializar o conhecimento produzido no ambiente acadêmico, constituindo relações entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão através de ações pedagógicas que valorizam a cultura e a história afro-brasileira. No projeto, a capoeira desempenha papel central ao estimular a autonomia, criatividade, autoestima e o respeito à diversidade cultural.
As atividades são realizadas semanalmente, às quintas-feiras, com os estudantes da Escola Municipal Senador João Calmon, que fica no bairro Mandacaru, em Jequié. Sob a supervisão da analista universitária Karolina Paes e da monitora de extensão Mirella Alves, estudante de Fisioterapia e membro do grupo Capoeira Topázio, as aulas envolvem a prática do esporte, e também discussões sobre sua relevância histórica e social.
Além disso, o projeto “Capoeira, Educação e Inclusão” reflete o compromisso da Universidade com a educação inclusiva e com a valorização da comunidade local. É preciso ter em mente também que a capoeira é apresentada como um espaço de acolhimento, diálogo e transformação social.
Sendo assim, o projeto reafirma o papel da Uesb como uma Universidade comprometida com a promoção de mudanças sociais ao integrar diferentes setores da sociedade em uma proposta que une aprendizado, cultura e cidadania.
Para saber mais sobre o projeto entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (73)3528-9605.
Fonte: Foto de 1MEDIA na Freepik