Venda de terminal portuário também inclui mina, ambos comprados de Eike Batista; e UBS BB e o Goldman Sachs vão assessorar as negociações
O Mubadala Capital, braço de gestão de ativos do Mubadala Investment Company, de Abu Dhabi, e a trader global de commodities, Trafigura, contrataram o UBS BB e o Goldman Sachs para assessorar na venda do Porto Sudeste. Trata-se do terminal portuário de minério de ferro que compraram há dez anos do então ex-empresário de petróleo e mineração Eike Batista, dizem duas fontes.
Vale lembrar que no ano passado, o fundo de Abu Dhabi comprou a ATG (Americas Trading Group), detendo hoje 80% da companhia. Já os grupos minoritários são o Postalis e a Serpros – fundações representadas pelo empresário Alberto Guth, da Angra Partners.
Venda de terminal portuário e mina
O Mubadala e a Trafigura querem acordar a venda de terminal portuário, situado no Estado do Rio de Janeiro e um projeto de mineração de minério de ferro que pertence a ambos, conhecido como Mineração Morro do Ipê, com sede em Minas Gerais, conforme uma das fontes.
Criado em 2016, o projeto inclui duas minas e suas unidades de processamento. Uma das minas, a Ipê, produz aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, e a outra é conhecida como Tico-Tico, licenciada há menos de um ano. Nesta unidade, os proprietários estão investindo R$ 1,3 bilhão com o intuito de ampliar a produção total a cerca de 9 milhões de toneladas por ano.
O Mubadala Capital e a Trafigura ainda não confirmaram o possível acordo.
Documento regulatório
Por sua vez, dias antes, o Porto Sudeste afirmou via documento regulatório que estava conversando com consultores financeiros para explorar uma possível venda do porto, ainda em estágios preliminares.
Entretanto, pouco de sabe sobre os negócios e se já há possíveis compradores para o terminal e a mina.
Porém, uma das fontes atesta que o porto possui bom potencial em razão de sua localidade. Porém, concentra-se em granéis sólidos, sobretudo minério de ferro, o que torna o local dependente de exportações.
50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano
Vale dizer também que o Porto Sudeste diz que pode lidar com até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Em 2023, o porto enviou cerca de 26,1 milhões de toneladas de minério de ferro, versus 17,4 milhões de toneladas de minério de ferro transportados um ano antes. O porto também realizou nove transbordos de petróleo no ano passado, em comparação com cinco em 2022.
O fundo soberano e a companhia de trading completaram a aquisição do Porto Sudeste no começo de 2014, durante a queda do conglomerado industrial de Eike Batista.
“Vender é parte do negócio deles”, disse uma fonte com conhecimento da decisão do Mubadala e da Trafigura. “Eles já são donos do porto há muito tempo”.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/trem-marrom-e-branco-na-ponte-ferroviaria-sobre-a-agua-durante-o-dia_13143634.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=cbcf2486-b9ba-4b86-b325-a0a941dff4e7