Controle de faltas de alunos em SP será feita por meio de ferramenta que também levantará dados demográficos
Com o propósito de melhorar os diagnósticos da educação no estado de São Paulo, agora será a política de uma tecnologia que visa o controle do número de faltas dos alunos da rede estadual de ensino. Além disso, a nova ferramenta também ajudará a reduzir a evasão escolar e contribuir para o levantamento de dados demográficos do estado paulista.
Controle de faltas de alunos em SP
O sistema de controle de faltas de alunos em SP integra a 3ª edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov. Ele teve início com a identificação das demandas dos órgãos públicos, ao aplicar uma metodologia de compreensão de desafios.
Depois disso, editais de chamamento públicos serão lançados para o recebimento de propostas de soluções que possam atender a cada desafio.
Tecnologia do Governo
A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) do estado de São Paulo tem buscado soluções para melhorar a análise de dados sobre a defasagem de aprendizagem dos estudantes, e ainda controlar o número de faltas dos alunos. A ideia é auxiliar gestores e docente na tomada de decisões e no planejamento estratégico que possa reduzir as dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho dos alunos.
No total, a rede estadual de ensino de São Paulo tem hoje mais de 5.000 escolas, 250 mil profissionais e 1,4 milhão de estudantes. Todavia, a nova tecnologia ajudará a levantar os resultados positivos para a pasta. Isso porque já são mais de 50 mil alunos com dificuldades em progredir na sua jornada escolar.
Dados do Inep
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), indicadores apontam para um cenário favorável para a aprovação dos anos iniciais e finais, apesar de ter havido uma queda no Ensino Médio.
Por outro lado, somente em 2020, as taxas de reprovação chegaram a 38.674 alunos e 12.093 estudantes abandonaram a escola.
Chamamento público. Saiba mais
O Governo de São Paulo lançou edital para Pessoas Jurídicas, Consórcios, Grupos de Empresas e Institutos de Pesquisa. O objetivo é buscar soluções tecnológicas que auxiliem na avaliação estudantil e contribua para manter o crescimento da qualidade do ensino em São Paulo. E ao propor uma solução, ela deve ser capaz de coletar e disponibilizar informações para que seja possível acompanhar visualmente, analisar e exigir indicadores.
Atividades desempenhadas e benefícios com a nova tecnologia:
- Auxiliar as escolas em sua análise;
- Perceber, de maneira rápida e prática, quais lacunas foram deixadas nos anos anteriores e aprimorar conhecimentos adquiridos recentemente;
- Trabalhar nas turmas as questões relacionadas aos conteúdos que apresentam tais dificuldades;
- Ofertar aos alunos um ensino personalizado, por meio da elaboração de estratégias que ajam pontualmente no problema de aprendizagem;
- Otimizar o tempo dos professores;
- Ajudar na própria preparação dos professores para as aulas, identificando o que os estudantes não conseguem entender tão bem, para pensar em estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do conteúdo da maneira mais clara possível;
- Os números precisam ser compreensíveis pedagogicamente e acessíveis para a equipe escolar.
Edital – cronograma
Confira o edital aqui.
- Abertura das inscrições – 24/02/2022;
- Prazo final das inscrições – 26/03/2022 até às 23h59;
- Webinar Tirar Dúvidas – 21/03/2022.
Inscrições
Já as inscrições podem ser feitas no portal do IdeiaGov.
*Foto: Unsplash