Concerto Musicarium ocorreu na última terça-feira (23), na sede da Musicarium Academia Filarmônica
Na última terça-feira (23), ocorreu o Concerto Musicarium, que se uniu ao Conjunto de Metais, na sede do Musicarium. Até o final deste ano, todos os meses, o Musicarium Academia Filarmônica realizará um concerto. Vale dizer que não é só para patrocinadores e apoiadores, mas também para a comunidade.
Segundo Ernesto Heinzelmann, Presidente do Conselho Administrativo do Musicarium, o objetivo da entidade sem fins lucrativos é o de construir uma Academia de Música e um Concert Hall inéditos, que pode se tornar referência para o Brasil e o mundo na formação de jovens músicos.
Já para o diretor-presidente e maestro do Musicarium, Sergio Ogawa, o espetáculo desta semana enriquece ainda mais a comunidade do entorno.
Como foi a programação do Concerto Musicarium
A programação do Concerto Musicarium apresentou a obra Galliard Battaglia, de Samuel Scheidt, clássico da música renascentista. Scheidt é um dos primeiros compositores do começo do Barroco alemão.
Danças Susato – Três Movimentos
As “Danças Susato” são retiradas da coleção “Danserye” de Tielman Susato, publicada em 1551. Esta série de danças populares flamengas inclui diversos meios dançantes como a pavane, a galliard e a ronde.
Sacrae Symphoniae, de Giovanni Gabrieli
Giovanni Gabrieli é conhecido como o mestre do estilo veneziano polifônico e do uso inovador de coros espaçados, além de suas composições que exploram respostas espaciais em arquitetura sonora.
Carmen, de Georges Bizet
Já a obra “Carmen” é uma das óperas mais famosas e frequentemente executadas no repertório clássico. A história apaixonante e trágica de Carmen, uma sedutora cigana, e Don José, um soldado espanhol hipnotiza a plateia.
Nessum Dorma de Turandot
Trombones e Prof. Jonatas com solo de Victor
Nessum Dorma, de Turandot, uma das mais famosas do repertório operístico, é tirada da ópera “Turandot”, de Giacomo Puccini. “Nessun Dorma” ganhou popularidade mundial. No concerto, houve uma adaptação especial para trombones, destacando a interpretação do Prof. Jonatas e o solo de Victor.
Cantos Nordestinos de Gilberto Gagliardi
Cantos Nordestinos, de Gilberto Gagliardi, explora temas e melodias do folclore brasileiro, particularmente do Nordeste, e que celebra seus ritmos distintos e a alegria contagiante que caracteriza a música regional.
Aquarela do Brasil
Composta por Ary Barroso, “Aquarela do Brasil” é uma das mais icônicas músicas brasileiras, conhecida internacionalmente como “Brazil”. A canção evoca imagens vivas do país com seu samba exuberante.
Gonzagueando de Maestro Duda, arranjo por Jamberê Cerqueira
Por fim, “Gonzagueando”, de Maestro Duda, é uma obra que homenageia Luiz Gonzaga. Arranjada por Jamberê Cerqueira, “Gonzagueando” captura as raízes profundas no sertão nordestino, combinando elementos tradicionais com arranjos inovadores para o Conjunto de Metais.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/trompete-maos_1118417.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=14e083a5-21c8-4f21-a8bf-c4af8851bf4f