Instituto UniDown oferece diversas aulas que capacitam crianças, jovens e adolescentes com Down para o mercado de trabalho
Instituto UniDown é uma organização social que desenvolve ações sociais que atendem e capacitam pessoas com síndrome de Down para o mercado de trabalho, por meio de oficinas gratuitas. Agora, ela vai oferecer aulas de teatro, dança, bateria, gastronomia, quick massage, garçom, downkids, canto, fotografia, terapia em grupo, auxiliar de cabeleireiro, inglês, maquiagem e informática.
Aulas do Instituto UniDown
Além disso, crianças, jovens e adultos são atendidos pelas atividades do Instituto UniDown. Os alunos são selecionados conforme as exigências do curso, como idade e grau de escolaridade, e chamados por ordem de inscrição. É que explica Márcio Berti, fundador do UniDown:
“Cada vez mais se torna uma necessidade preparar as pessoas com síndrome de Down para o mundo. Essa é a missão do Instituto UniDown. Promover inclusão social para essas pessoas, por meio de atividades, oficinas e cursos que as capacitem a atuar no mercado de trabalho e levarem uma vida autônoma na sociedade.”
Unichef UniDown
Um dos principais projetos de capacitação é o Unichef UniDown. Ele oferece cursos de gastronomia para as pessoas com síndrome de Down, com objetivo de incluí-las no mercado gastronômico. Além das aulas, os alunos participam de eventos gastronômicos, como a Festa Julina do Mercadão de São Paulo, que ocorreu entre os dias 30 e 31 de julho.
A Festa Julina contou com uma barraca de doces do UniDown. As receitas foram preparadas pelos alunos na sede do instituto, sob a supervisão de estudantes de gastronomia do Senac Santo Amaro. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas foi destinado ao UniDown.
Todavia, os alunos também participam de outros eventos e coffies corporativos como garçons e garçonetes, ou até mesmo como chefs de cozinha.
Outros eventos do Instituto UniDown
Já no dia 07 agosto, o Instituto UniDown apresentou o BalaDown, uma matinê voltada às pessoas com a síndrome. O evento ocorreu no Salão de Festas da União Fraterna, das 14h às 17h, e foi aberto para toda família.
Além disso, pessoas não portadoras da síndrome também puderam comparecer ao BalaDown, pagando a quantia de R$15 para seguidores da página do Instagram do Instituto, ou R$20 reais para não seguidores; pessoas com Down tiveram entrada gratuita garantida no evento.
Voluntariado
Por fim, quem quiser ser aluno ou trabalhar voluntariamente no UniDown, é necessário se cadastrar com o fundador, Márcio Berti, no WhatsApp (11) 99257-7353.
*Foto: Reprodução