ONGs na área de educação são de diferentes partes do Brasil e utilizam várias metodologias; confira
Consta da Constituição do Brasil que a educação é um direito básico garantido aos cidadãos que aqui residem. Além disso, o acesso à educação de qualidade pode ser a responsável pelo desenvolvimento de um país e também ter a chance de resolver questões sociais como a pobreza e a violência.
ONGs na área de educação
Por outro lado, o Brasil não possui ainda bons índices nesta área. Prova disso é que o país ficou em 57º lugar no PISA, em 2018. Dois anos depois, já na pandemia, o Brasil ficou entre os países que mais fecharam escolas.
E é justamente diante desse cenário que deve haver uma mobilização da sociedade civil, terceiro setor, etc. Sendo assim, há várias ONGs na área de educação que exercem um serviço essencial.
Confira a seguir o trabalho de cinco entidades voltadas à educação.
1 – Cidadão Pró-mundo
A ONG Cidadão Pró-Mundo oferece ensino de inglês para comunidades carentes do país. Seu objetivo é democratizar o ensino da língua inglesa. E, consequentemente, criar oportunidades de inserção e integração social no Brasil.
2 – Cipó
A entidade Cipó atua em Salvador (BA) e transforma a vida de crianças carentes por meio de uma educação com foco na comunicação. Sua metodologia envolve três sentidos: visão, audição e a fala.
3 – Instituto 5 Elementos
Em contrapartida, a proposta do Instituto 5 Elementos é promover cursos e oficinas na área de educação, mas voltada à sustentabilidade para professores, lideranças comunitárias, colaboradores de empresas e interessados em geral. A ideia é chamar a atenção para esta causa. E ainda desenvolve ações para promover sustentabilidade por meio de brincadeiras, vivências, exibição de materiais audiovisuais, entre outras técnicas.
4 – Projeto Uerê
Já o Projeto Uerê atua na cidade do Rio de Janeiro, e oferece educação e instrução a jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, a iniciativa desenvolveu uma metodologia para educar crianças traumatizadas pela violência.
5 – Vagalume
Por fim, a ONG Vagalume tem atuação na Amazônia. Seu objetivo é criar o empoderamento das crianças de comunidades rurais da Amazônia. Sendo assim, ela promove a leitura e ainda gerencia bibliotecas comunitárias. A ideia é criar um espaço para compartilhar saberes.
Além disso, ela participa da criação de gestões comunitárias e incentiva a produção de livros artesanais, para fortalecer a cultura da comunidade. Organiza intercâmbios culturais, o que gera diálogos entre jovens das comunidades da Amazônia, escolas e organizações sociais do Sudeste brasileiro para uma troca de experiências.
*Foto: Divulgação