Programa Ensino Integral terá 952 novas escolas já a partir do próximo ano letivo
Na última sexta-feira, o governador de São Paulo, João Doria e o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares anunciaram em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes a ampliação do Programa Ensino Integral (PEI). O objetivo é ofertar mais de um milhão de vagas em todo o Estado. Serão 2029 escolas estaduais, em 457 cidades, a partir de 2022. Destas, 952 novas unidades passam a integrar a iniciativa a partir do próximo ano letivo. O evento reuniu dirigentes, diretores, coordenadores, estudantes e outros representantes das unidades educacionais.
Programa Ensino Integral
O segundo processo de adesão de 2021, conduzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), validou 171 escolas que estão em 103 municípios, desses, 31 vão ter as primeiras PEI. Além disso, este grupo se soma às 781 unidades anunciadas no último mês de julho. Hoje, são 448 mil estudantes atendidos em 1077 escolas, de 308 cidades, de todas as 91 Diretorias de Ensino.
Doria destacou ainda a importância do Programa Ensino Integral na educação e na oferta de um ensino cada vez mais de qualidade.
“A meta que era dezembro já está sendo atingida agora. São Paulo é o estado com o maior número de escolas de tempo integral em todo o Brasil. Alcançamos 2.029 escolas de tempo integral, quase seis vezes mais do que tínhamos dois anos e meio atrás.”
2022
No ano que vem já serão 261 escolas do PEI de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1563 de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1570 de ensino médio (que representam 18%, 42,6% e 43% da rede estadual, respectivamente).
De acordo com Bianca Menezes, 17, embaixadora do Centro de Mídias SP, que cursa o 2º ano do Ensino Médio da EE Prof. Jose Maria Peres Ferreira, em Carapicuíba.
“A minha expectativa é uma das maiores possíveis por que quanto mais tempo na escola o aluno vai se motivar a participar das atividades lá dentro, além da língua português e matemática, ele também vai ampliar seus horizontes porque vai ter muita coisa bacana para incentivar os jovens a continuarem estudando.”
Atendimento do Programa Ensino Integral
Agora, o PEI passa a atender mais de 1 milhão de estudantes da educação básica, explica Rossieli Soares.
“No último anúncio falamos que em 2022 seriam 929 mil vagas em PEI. Considerando essas 171 novas escolas, são mais 97 mil vagas. Nosso grande esforço tem sido melhorar as condições e a nossa Educação em todos os aspectos. Então, transformar as escolas em ensino integral tem sido uma das missões.”
Formação integral
O PEI foi criado em 2012 e potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural. Tudo isso por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
O modelo de ensino trabalha as seguintes práticas pedagógicas: Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma. Além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
Mais escolas no Programa Ensino Integral
Contudo, o número de escolas do PEI aumentará em torno de seis vezes em comparação a 2018. Na ocasião, o programa estava presente em 364 unidades escolares. E a oferta era de 115 mil vagas.
PNE
Por outro lado, dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que, em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já no ano que vem.
IDEB e alcance
Em contrapartida, os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa. Veja abaixo:
- Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6;
- Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs;
- 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.
95% de satisfação
Em agosto de 2020, a Seduc-SP avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:
- De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
- De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
- 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.
*Foto: Divulgação