Consulta sobre o impacto da pandemia entre os jovens é uma iniciativa do Conjuve e outros parceiros, que ficará disponível até 5 de abril
Com o agravamento da crise sanitária em todo o Brasil, foi lançada uma nova pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19). A consulta quer saber de jovens entre 15 e 29 anos quais foram os impactos causados pela pandemia em suas vidas. E isso também inclui eles responderem como podem ser apoiados neste momento.
O questionário online está disponível dia 5 de abril por meio deste link.
O impacto da pandemia entre os jovens
A consulta pública é promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a UNESCO, a Rede Conhecimento Social, a Visão Mundial, o Mapa Educação, o Em Movimento e o Porvir, a primeira edição da pesquisa foi realizada em maio de 2020 e ouviu 33.688 jovens.
Nesse período, seus resultados mostraram que a pandemia impactava em diferentes aspectos a vida dos jovens. Entre os quais: perda de trabalho e renda, dificuldade para estudar em casa e elevado nível de estresse. Os dados foram amplamente divulgados e utilizados por organizações e profissionais comprometidos em apoiar o desenvolvimento das juventudes, bem como para pautar e influenciar a ação de tomadores de decisão.
Como será a segunda mobilização
Contudo, esta segunda mobilização pretende atualizar as percepções das juventudes sobre a crise e trazer dados que auxiliem a evitar sequelas graves para a maior geração de jovens da história do Brasil.
Sendo assim, os jovens terão a oportunidade de contar suas experiências e seus sentimentos em relação à saúde e bem-estar; educação e aprendizado; trabalho e renda; e vida pública e expectativas.
Perfis sobre o impacto da pandemia entre os jovens
Além disso, eles devem responder ainda sobre sua origem e perfil socioeconômico. Porém, não há necessidade de se identificarem.
O questionário é composto por 70 questões. Entre elas: Quando estiver disponível para a sua faixa de idade, você pretende tomar a vacina contraCOVID-19? e Pensando em perspectivas de futuro para o mundo do trabalho, quais são as duas ações prioritárias para instituições públicas e privadas ajudarem jovens a lidar com efeitos da pandemia?.
Jovens participaram da elaboração
Todavia, os temas e questões foram propostos por um grupo de 10 jovens que participaram de oficinas usando a metodologia PerguntAção. Elas foram coordenadas pela Rede Conhecimento Social, uma das organizações parceiras da iniciativa.
Atlas das Juventudes
Os dados serão revelados durante o festival de lançamento do Atlas das Juventudes, em maio. O Atlas das Juventudes é uma pesquisa nacional, coordenada pelo Em Movimento e pelo Pacto das Juventudes pelos ODS. Ele tem por objetivo produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diferentes juventudes do Brasil.
Lei nº 11.129/2005
Além disso, o Conjuve foi instituído pela Lei nº 11.129/2005 e regulamentado pelo Decreto nº 10.069/2019. O conselho reúne algumas das principais organizações de política juvenil do país.
Entre as suas atribuições, está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes e organizações juvenis e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Por fim, o Conjuve é a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. Sua atuação foi determinante para a concretização de marcos históricos. Entre eles: a aprovação do Estatuto da Juventude, o Decreto que instituiu o Sistema Nacional da Juventude. Ele ainda cumpre o importante papel de coordenar a Conferência Nacional de Juventude, que mobiliza mais de 600.000 jovens de todo o país e busca reunir as propostas para a construção do Plano Nacional da Juventude.
*Foto: Divulgação