Abrasco realizará 4º Congresso de Política Planejamento e Gestão da Saúde acontece entre os dias 23 e 26 de março de 2021, em formato virtual
Pela primeira vez o Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde será realizado em formato virtual. O motivo é a pandemia de Covid-19. O evento acontecerá entre os dias 23 e 26 de março de 2021.
De acordo com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), os trabalhos selecionados apresentam alta qualidade científica, além de propor alternativas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Abrasco realiza 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde
Dos 1.251 trabalhos submetidos e aptos para avaliação, 1.063 resumos foram aprovados para integra o 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. Para saber se seu resumo foi selecionado, entre no site da associação, com seu login e senha.
Comissão Científica
Para selecionar os trabalhos, os membros da Comissão Científica se organizaram por meio dos 10 eixos temáticos. Isso configurou um processo avaliativo inovador.
Sendo assim, as quantidades iguais de trabalhos foram distribuídas para os avaliadores de cada eixo em uma primeira análise. Ao concluir esta rodada, foram feitas oficinas por eixo, a fim de produzir consensos e definir os trabalhos selecionados para comunicação coordenada e apresentação oral curta.
Entretanto, o eixo de maior procura e aprovação foi o de número 5: Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde; seguidos pelos de número 4 – Política e Gestão da APS; e de número 7 – Política, Planejamento e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Quadro final divulgado pela Abrasco
Portanto, o quadro final se formou, de um total de 1.063 trabalhos aprovados. Além disso, 327 resumos foram convocados para as sessões de comunicação coordenada; e 736 foram aprovados como apresentações curtas. Com o resultado, 188 resumos ficaram de fora da programação científica do 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde.
Congresso virtual
Em razão da pandemia de Covid-19, o congresso será em formato virtual, o que exigiu uma adaptação das dinâmicas de apresentação. Portanto, elas serão curtas, previamente enviadas e programadas em sessões assíncronas. Isso tudo para que tenha uma maior e melhor exposição desse forte conteúdo.
Apresentações síncronas
Em contrapartida, as sessões de comunição coordenada terão apresentações síncronas, em que os participantes trabalharão simultaneamente nas salas virtuais. Tais sessões já foram organizadas por afinidades temáticas internas e terão membros sêniores da Comissão Científica como coordenadores. A ideia é realizar argumentações e conduzir o debate dos trabalhos.
Sobre isso, Rosana Onocko, presidente da Comissão Científica, explica:
“Diferentemente das edições anteriores e até mesmo de outros eventos da Abrasco, as sessões de comunicação coordenada serão o coração desse Congresso, trazendo as contribuições mais ricas produzidas pela área.”
Ela reforça que tanto os selecionados, quanto os congressistas entenderam a proposta do 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde:
“A Comissão Científica teve um trabalho significativo em reequilibrar alguns resumos nos eixos e dar unidade às sessões. Ao fim, acredito que tenhamos conseguido sistematizar trabalhos que apresentem, analisem e proponham alternativas às políticas e práticas de saúde atualmente vivenciadas no país.”
Desafios de ordem operacional
Apesar de o evento ser realizado em formato totalmente online, o congresso terá uma série de desafios de ordem operacional. Portanto, é essencial que todos os selecionados e congressistas acompanhem as comunicações e os prazos do evento.
No dia 18 de dezembro, encerra o 2º lote de inscrição ao Congresso. Esta é mais uma chance de pagar valores abaixo do preço final em todas as faixas de inscrição.
O 3º e último lote vence em 5 de março, já com os valores cheios.
*Foto: Divulgação