Explicar o conceito de saúde na escola aos alunos é essencial para melhorar a qualidade de suas vidas, além da comunidade em geral e ainda conscientizar sobre a questão de uma vida mais saudável
Quando o assunto é escola, a maior parte concorda que o local é onde se aprende sobre os mais diversos assuntos. Isso faz com que os estudantes sejam capazes de entender o planeta terra e sua história, além das leis físicas e químicas que atuam sobre as pessoas. Assim como também os processos biológicos associados a todas as formas de vida, dentre outros temas.
Além disso, também é na escola que aprendemos a nos relacionar com outras pessoas e adquirimos noções de responsabilidade e respeito ao próximo. Portanto, a escola é um espaço onde adquirimos conhecimentos importantes para todos os âmbitos de nossa trajetória.
Saúde na escola
Com isso em mente também devemos abordar a importância da saúde na escola. Pois ela, assim como os demais assuntos, visa a formação de um cidadão. Neste caso, os alunos aprendem desde cedo noções básicas de higiene, trabalhar o corpo e a mente. Também é passado o conhecimento sobre as várias doenças que atingem os seres humanos. Tudo isso tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de toda a população do país.
Mas o que significa o termo saúde?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, define-se saúde uma situação de perfeito estado de bem-estar físico, mental e social. Em outras palavras, quer dizer que um indivíduo saudável não é apenas aquele que não tem doenças. Mas àquele que está bem consigo mesmo em todos os aspectos.
Entretanto, a saúde ainda é uma realidade difícil de ser atingida. Isso porque o completo bem-estar depende de uma série de fatores, e associadas a condições socioeconômicas e de equilíbrio neuropsíquico.
Por que os alunos devem aprender sobre saúde?
O tema saúde na escola é fundamental na formação dos cidadãos em seus mais diversos aspectos. E neste caso, o espaço de sala de aula deve atuar da seguinte forma:
- Orientando os alunos para uma alimentação saudável;
- Estimulando a prática de atividades físicas;
- Promovendo atividades que ajudem nas relações interpessoais;
- Evitando que os alunos se exponham a situações que possam afetar sua saúde;
- Ajudando os alunos a identificar situações de risco;
- Promovendo a conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável;
- Estimulando atitudes de promoção da saúde.
Quem quiser saber mais sobre o tema, no site Brasil Escola há uma lista de artigos, onde a saúde é abordada sob alguns aspectos, como doenças que podem atingir tanto a população, quanto a criança em idade escolar, por exemplo.
*Foto: Divulgação