Plataforma que conecta bibliotecas comunitárias disponibiliza fórum de discussão para a troca de experiências entre estes espaços e com os leitores
A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RMBC) agora oferece o Mapa da Leitura. Ele é um aplicativo que conecta bibliotecas comunitárias entre si e com leitores, voluntários, colaboradores e parceiros.
Aplicativo para bibliotecas comunitárias
Sendo assim, bibliotecas comunitárias de todo o Brasil podem entrar no app. Basta cadastrar seu endereço, informações e atividades do espaço comunitário. Além disso, os leitores, formados por estudantes, adultos, idosos, conseguem encontrar bibliotecas próximas. Com isso, eles fazem contato ou podem marcar de conhecer estes locais pelo país afora. Contudo, o aplicativo promove ainda um fórum de discussão ara troca de experiências entre as bibliotecas e os leitores.
Redes da RMBC
Consequentemente, as bibliotecas das 11 redes locais que integra a RMBC estão no Mapa, que influencia a cultura de ler mais. No entanto, o número de bibliotecas comunitárias espalhadas pelo território nacional é bem maior.
Portanto, o Mapa literário vai auxiliar a localizá-las e conhecê-las. Além disso, o app é uma ferramenta para expandir a visibilidade desses espaços de promoção de leitura. E isso fortalece seu trabalho de formação de leitores.
Base quantitativa e qualitativa desses espaços no país
O Mapa ainda o papel de localizar e conectar as bibliotecas comunitárias. Ele a partir da base quantitativa e qualitativa desses espaços no país. Com isso, há uma colaboração para que tais espaços fiquem conhecidos e ainda considerados no âmbito das políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas. A iniciativa também incentiva a formação de novas redes de bibliotecas, a partir do trabalho conjunto e coletivo numa mesma localidade.
Desenvolvimento
O app foi originalmente desenvolvido por um grupo de jovens de Porto Alegre (RS). Agora, ele conta com investimento da RNBC, que aprimorou o aplicativo. Apara saber mais informações, acesse o site do app do Mapa da Leitura e se inscreva.
*Foto: Divulgação