Atualmente, quem participa das provas do Enem 2020 não poderá utilizar as notas para se inscrever na primeira seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O motivo do impedimento é que as matrículas dos dois programas acontecem em janeiro. Ou seja, antes do término do Exame Nacional do Ensino Médio. As notas do exame serão divulgadas apenas no mês de março.
Calendário do MEC
Ontem (10), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o calendário que traz as datas das inscrições no Prouni, Fies e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) de 2021.
Segundo o cronograma, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro. Por sua vez, o SiSU abrirá inscrição de 19 a 23 de janeiro. Já o Fies 2021 receberá interessados entre os dias 26 e 29 de janeiro.
Enem 2020
Contudo, a prova do Enem 2020 será realizada no dia 17 de janeiro. Porém, a divulgação dos resultados acontecerá apenas no dia 29 de março de 2021.
Contudo, a nota do Enem é um dos critérios de seleção para que os programas mencionados acima viabilizem uma vaga no ensino superior, em universidades públicas e privadas.
Em suma, só vão conseguir se inscrever no Prouni, SiSU e Fies em janeiro de 2021, quem possui a nota do Enem dos anos anteriores a 2020. Então, os alunos que realizarem a prova pela primeira vez em 17 de janeiro só poderão se inscrever nestes programas no segundo semestre de 2021.
Críticas
Tal decisão do MEC gerou críticas entre os alunos, diz em nota a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes):
“O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas.”
Em contrapartida, o ministério procurou adaptar o calendário do Prouni e do Fies ao ano letivo das universidades.
Em razão do adiamento provocado pela pandemia de Covid-19, o Enem só vai liberar as notas em março. Entretanto, especialistas indicam que há o risco de sobrarem vagas no Prouni no primeiro semestre do ano que vem.
Calendário do Enem 2020, Prouni e Fies
- 12 a 15 de janeiro – Inscrição do Prouni;
- 17 de janeiro – 1º dia do Enem impresso;
- 19 de janeiro – Resultado da 1ª chamada do Prouni;
- 24 de janeiro – 2º dia do Enem impresso;
- 26 a 29 de janeiro – Inscrição do Fies;
- 31 de janeiro – 1º dia do Enem digital;
- 1º de fevereiro – Resultado da 2ª chamada do Prouni;
- 2 de fevereiro – Resultado do Fies;
- 7 de fevereiro – 2º dia do Enem digital;
- 18 e 19 de fevereiro – Inscrição na lista de espera do Prouni;
- 22 de fevereiro – Resultado da lista de espera do Prouni;
- 29 de março – Divulgação das notas da prova do Enem.
*Foto: Divulgação