1º Encontro Nacional de Cinema e Audiovisual ao Ânima Educação acontece de 12 a 17 de desembro
A partir deste sábado (12), a Ânima Educação vai promover seu 1º Encontro de Cinema e Audiovisual. O intuito do evento é auxiliar estudantes e profissionais da área a esclarecer perspectivas de futuro para o setor no Brasil. Para o professor César Zamberlan:
“A expectativa é que este encontro seja o primeiro passo para uma série de atividades conjuntas dos cursos de Cinema e Audiovisual da Ânima.”
Primeiro encontro audiovisual da Ânima Educação
A Ânima Educação transmitirá o evento pelo seu canal no YouTube, a partir das 17h. A live “Pós-cinemas e cinemas do pós” discutirá as possibilidades da tecnologia digital, novos modelos de circulação de conteúdo, a consolidação dos serviços de streaming, ampliação do mercado profissional. E também os efeitos da pandemia, que geraram desafios de produção em cenários de isolamento social.
Participações
O evento audiovisual contará com a presença de alunos e docentes de unidades acadêmicas de quatro instituições, que fazem parte do Ecossistema Ânima. São elas: Universidade São Judas Tadeu – Mooca (São Paulo), Unimonte (USJT Santos), Cidade Universitária Una (Belo Horizonte), Unisociesc (Joinvile) e Unisul (Florianópolis).
Mostra Universitária Ânima
Além disso, entre os dias 16 e 17 de dezembro, das 18h às 20h, acontece a Mostra Universitária Ânima. Ela integra a programação do Curta Santos – 18º Festival de Cinema de Santos. O evento tem o apoio do Itaú Cultural, que exibirá 17 curtas-metragens, realizados por universitários, egressos do Ecossistema Ânima. Na Sessão 1 : Eu com o outro: subjetividade e afetividades, no dia 16; e na Sessão 2 – As fronteiras do fim do mundo: entre a matéria e o espírito.
Contudo, a parceria com o instituto cultural prevê ainda a exibição dos trabalhos e conversa com os realizadores. Vale ressaltar que as produções cinematográficas ficarão disponíveis para acesso até o fim do período de programação do festival.
Sobre isso, a Assessora da área de Comunicação e Artes da Vice-presidência acadêmica da Ânima, Berna Toneto, afirma:
“É surpreendente a produção dos cursos de cinema e audiovisual das unidades do Ecossistema Ânima. Temos professores que são referência em todo o país, produções de alunos premiadas internacionalmente, festivais que impactam as realidades regionais. Até hoje os encontros eram feitos localmente. Agora também estamos abrindo caminhos para ações de âmbito nacional, reunindo pesquisadores, institutos de produção, mercado, professores, alunos e comunidade.”
Worshops de audiovisual da Ânima Educação
Fora a programação de filmes, o evento promoverá worshops gratuitos, abertos ao público. Mas é necessário fazer prévia inscrição. Os encontros serão ministrados professores da instituição de ensino da Ânima, que já é considerada forte no setor de audiovisual.
Confira abaixo os debates:
“Cinema Queer: explorando desvios da/na imagem em movimento” acontecerá no dia 15 de dezembro, das 14h às 16h, com Ramayana Lira. No dia 16, das 14h às 16h, o workshop “Para que serve a crítica” será ministrado pelo docente da São Judas César Zamberlan, que reforça:
“Tenho certeza que nos próximos anos faremos outras iniciativas visando aproximar ainda mais alunos e professores das diferentes instituições, promovendo um intercâmbio riquíssimo de ideias. Tudo isso que está sendo proposto visa ampliar os horizontes do aluno e permitir, quem sabe, a criação de uma rede nacional de contatos entre eles.”
Programação completa e link para acompanhar
Dia 12 (sábado), às 17h
Debate “Pós-cinemas e cinemas do pós”, com Ramayana Lira, Roberto Moreira e César Zamberlan. Organização: Área de Comunicação e Artes – VPADia. Basta acessar este link.
Dia 15 (terça-feira), das 14h às 16h
Workshop: Cinema Queer: explorando desvios da/na imagem em movimento, com com Ramayana Lira (Unisul). Inscrições limitadas pela plataforma do Festival.
Dia 16 (quarta-feira), das 14h às 16h
Workshop: Para que serve a crítica?, com César Zamberlan (São Judas). Inscrições limitadas pela plataforma do Festival.
*Foto: Divulgação