Enoturismo Responsável discute a promoção dessa indústria a nível global; expectativa com o evento é divulgar os roteiros turísticos nacionais ligados ao vinho, além de negociar a vinda da próxima edição da Cúpula para o Brasil
O Brasil esteve presente na Cúpula Global de Enoturismo Responsável, com renomados especialistas do setor em Punta Del Este, no Uruguai, para discutir a promoção dessa indústria a nível global. A expectativa da participação brasileira no evento é negociar a realização da próxima edição da Cúpula no Brasil, já que o Enoturismo nacional tem se destacado no mercado turístico.
Para o sommelier Luciano Mestrich, esta participação dá ao Brasil uma oportunidade de entusiastas participarem de “atividades como visitas a vinícolas, degustações de vinhos e tours pelas plantações de uvas, além de aprofundar seu conhecimento sobre a produção vinícola e apreciar a riqueza cultural e paisagística das áreas vitivinícolas”.
Enoturismo Responsável
Representando o Ministério do Turismo, o secretário Nacional de Política de Turismo, Milton Zuanazzi, levou ao público as experiências brasileiras que estão incentivando o desenvolvimento desse produto turístico no país. Além disso, o secretário foi um dos palestrantes no debate da rodada de negócios “Os Casos de Sucesso de Destinos Responsáveis”, onde apresentou o levantamento dos estabelecimentos vitivinícolas que atuam no segmento de Enoturismo Responsável no Brasil.
“O Brasil tem crescido muito no enoturismo. Ao contrário do século XIX, século XX, quando a maioria das vinícolas tinham uma visão de indústria de vinhos, as vinícolas desse século XXI já nascem com viés de atender aos turistas. Então é uma forma diferente de conceber a própria empresa, desde a forma de contratação, até a ligação com hospedagem, alimentação, harmonização de vinhos, enfim, um outro método de gestão”, destacou o secretário.
Enoturismo brasileiro
Presente atualmente em 17 estados, o Enoturismo brasileiro tem ganhado espaço para fomentar o potencial turístico do setor e oferecido diferentes produtos e serviços aos turistas. A produção da iguaria, que antes se concentrava na região Sul, hoje se expandiu para o Centro-Oeste, Sudeste e até o Nordeste com a fabricação de vinhos de qualidade.
Durante a Cúpula, foi possível expandir a promoção desse segmento turístico para o público nacional e estrangeiro, como ressalta o Secretário. “Nossa ideia é trazer este evento, quem sabe no ano que vem ou em 2025, para o Brasil, para estimulamos ainda mais a produção desta bebida tão histórica nas origens da humanidade e que traz turistas do mundo inteiro até nós”, completou Zuanazzi.
Reuniões de negócios
Contudo, a Cúpula incluiu no evento uma área de exposição, reuniões de negócios, sessões acadêmicas com especialistas nacionais e internacionais, além de uma área de exposição para divulgação de produtos turísticos e um calendário de atividades para reunir líderes da indústria do vinho e do turismo, enólogos, sommeliers e grupos de interesse no setor gastronômico.
MTur
O Ministério do Turismo incentiva o enoturismo pelo Brasil e trouxe essas experiências para a última edição do Salão Nacional do Turismo, que ocorreu em dezembro passado. Quem esteve na mostra conferiu de perto as bebidas do “Vale dos Vinhedos” e a “Serra Gaúcha” do Rio Grande do Sul e também da região Centro-Oeste que revelou um cenário promissor para a vitivinicultura brasileira, no espaço da “Vinícola Brasília (DF)” e “Vinhedo Lacustre (DF)” com degustações especiais.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-usando-o-tablet-de-pesquisa-e-estudando-o-desenvolvimento_13807821.htm#fromView=search&page=1&position=29&uuid=acacbc0b-c149-467f-8569-8c5d66139f87