Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri fica em Nova Olinda, no sul do Ceará
Durante a pandemia, a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, situada em Nova Olinda, no sul do Ceará precisou fechar as portas. Entretanto, o espaço propôs um caminho para isso: levar o acervo sobre cultura popular do memorial às casas das crianças e jovens da região.
Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri na pandemia
Para isso, Fabiana Barbosa, diretora da Fundação, explicou ao portal Movimento de Inovação na Educação que a instituição vem desenvolvendo cinco dimensões de uma organização educativa inovadora: metodologia e currículo, gestão, ambiente e intersetorialidade.
Metodologia e Currículo
A Fundação se reinventou durante a pandemia para seguir atendendo crianças e jovens do sertão do Cariri.
Com um projeto político-pedagógico orientado por conhecimentos relacionados às áreas da Arqueologia Social, Gestão Social, Turismo Comunitário, Cultura e Comunicação Social, a instituição encontrou nas lives e outras atividades remotas um modo de seguir difundindo o patrimônio cultural da Chapada do Araripe.
Por outro lado, as visitas aos museus orgânicos seguem virtualmente:
“Convidamos também para as lives pessoas que já tinham feito trabalhos científicos relacionados aos nossos temas para falar sobre suas pesquisas.”
As trocas entre a Casa Grande Memorial do Homem Kariri e os estudantes ocorrem por meio de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Mas quando a criança não possui acesso ao app, a instituição pena em outra estratégia, como enviar para o celular de um parente, por exemplo.
Gestão da Casa Grande Memorial do Homem Kariri
A Casa Grande Memorial do Homem Kariri opera desde o início com um modelo de autogestão. Ou seja, a própria comunidade é responsável pelas decisões locais. Além disso, o passeio pelo museu é organizado e guiado por crianças, que a cada vez que explicam o acervo para um novo visitante têm a oportunidade de se apropriar ainda maia da sua herança cultural.
Contudo, a relação de pertencimento tem sido fundamental à gestão dos processos à distância:
“Neste sentido, o impacto foi mais afetivo, emocional mesmo. A Fundação Casa Grande é um espaço de acolhimento, de troca, de aprendizagem para as crianças e jovens desta comunidade e este contato físico é uma das nossas maiores saudades.”
Ambiente e Intersetorialidade
Outra frente importante de atuação da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri é o fomento à cadeia produtiva da economia da cultura em toda região do Cariri Cearense.
Neste caso, a Fundação apoia produtos e serviços no âmbito da museologia, turismo cultural, gastronomia, entre outros empreendimentos sociais que geram renda à comunidade local.
É o caso das pousadas domiciliares que possibilitam aos turistas (em média, 60 mil por ano) se hospedarem na casa dos moradores, vivenciando de perto seus costumes.
Entretanto, com a chegada da pandemia, as pousadas tiveram que fechar temporariamente. Mas estão aproveitando este momento para realizar pequenas reformas e outras manutenções.
Por fim, o momento pandêmico aproximou a Fundação de outras instituições e projetos do território, finaliza Fabiana:
“A gente já era muito aberto para a participação em programações de outras instituições e essas parcerias foram agora fortalecidas.”
*Foto: Divulgação/Facebook