Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Ações Sociais

Letramento para idosos em vulnerabilidade: Instituto Velho Amigo promove projeto

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
28 de abril de 2023
in Ações Sociais
0
Letramento para idosos em vulnerabilidade
Share on FacebookShare on Twitter

Letramento para idosos em vulnerabilidade é muito importante, diante de que o Brasil terá uma população de 68 milhões de pessoas na terceira idade em 2050

Brasil terá uma população de 68 milhões de idosos em 2050. Iniciativas como o Instituto Velho Amigo, organização que trabalha há 20 anos pela longevidade ativa e saudável, pensam na importância de olhar para essa população como parte integrante e potencialmente importante de nossa sociedade.

Segundo Debora Santos de Conti, diretora executiva do Instituto Velho Amigo:

“Hoje, somos em 23 milhões de pessoas acima de 55 anos; em 2050 seremos mais de 68 milhões. E 20% desse número estará economicamente ativo, ou seja, fará parte do consumo das empresas e das indústrias.”

Ela explica também a importância de olhar cada vez mais para essa população como parte integrante e potencialmente importante em nossa sociedade. Sendo assim, o projeto letramento para idosos em vulnerabilidade é fundamental.

Letramento para idosos em vulnerabilidade

A organização social nasceu há 23 anos como um trabalho de voluntariado feito por algumas mulheres preocupadas com a questão do envelhecimento, mesmo antes de começar a se falar sobre.

“Estamos falando de um Brasil de 23 anos atrás, ainda reconhecido como um país jovem e que não tinha tanta preocupação em relação ao envelhecimento populacional.”

Elas recebiam e passavam as doações para algumas organizações que atendiam idosos em vulnerabilidade social. Porém, com o passar do tempo, foram percebendo que a questão assistencial, por si só, não era impactante o suficiente. Então, decidiram fundar o Projeto Velho Amigo, nome que, a partir de 2019, mudou para Instituto Velho Amigo e que hoje conta com o projeto letramento para idosos em vulnerabilidade.

Atuação

Focado em garantir longevidade e envelhecimento saudável para idosos em situação de vulnerabilidade social, o Instituto trabalha em três linhas de atuação. Uma delas é o programa Revitaliza, de aceleração e fortalecimento para instituições que atendem pessoas idosas em vulnerabilidade social. Contudo, por meio do Advocacy, a instituição também fomenta políticas públicas, participando de fóruns e congressos para que a pauta do envelhecimento esteja, não só na pauta política, mas também nas empresas.

Já a terceira vertente de trabalho da instituição é realizada através do Núcleo de Convivência. Um projeto baseado em Heliópolis, maior comunidade de São Paulo e com maior vulnerabilidade social e concentração de idosos na grande São Paulo.

Letramento e Inclusão Digital

Por fim, a iniciativa de letramento para idosos em situação de vulnerabilidade, segundo Debora, surgiu das oficinas de alfabetização.

“E essas oficinas tiveram pouca adesão no início. Fomos percebendo que o próprio nome ‘alfabetização’ trazia para esses idosos uma questão de vergonha, de ‘como é que eu, nessa idade, não sei ler nem escrever?’. Então, mudamos o nome da oficina para ‘letramento’.”

Hoje, o Núcleo atende 240 idosos na comunidade e tem uma adesão de quase 90% de idosos.

Por fim, além do processo de aprimoramento da alfabetização, também foi criado o de letramento digital, pensado como uma forma de empoderar e incluir esses idosos:

“Começamos a movimentar essa formação de letramento digital, trazendo aos idosos um empoderamento e uma sensação de inclusão muito grande. E isso começou a suscitar outros desejos, como, por exemplo, o de continuar economicamente ativo dentro da sociedade.”

*Foto: Reprodução/Unsplash (JD Mason)

Tags: Instituto Velho Amigo
Postagem anterior

Cultura Kaingang: Escola Indígena Gaten promove resgate

Próxima postagem

Novo Ensino Médio: MEC começa consulta pública

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Projetos práticos impulsionam criatividade nas escolas e mudam dinâmica em sala

Artemis II e os reflexos na saúde: missão abre caminho para novos estudos médicos

Japão autoriza terapia com células-tronco para Parkinson e reacende debate sobre segurança e eficácia

Unesp inicia inscrições para vestibular de meio de ano de 2026 com vagas em dois campi

Justiça confirma fraude em cota indígena e estudante perde vaga de Direito na Unir

Unifesp inaugura laboratório avançado para diagnóstico molecular e pesquisa em câncer

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.