Para ter liberdade financeira e independência é preciso ter tempo para se dedicar e sem depender exclusivamente de um emprego para sobreviver
A flexibilidade de poder dedicar mais tempo ao que realmente importa sem depender exclusivamente de um emprego para sobreviver, para muitos é o que se chama de liberdade financeira. Contudo, o caminho até essa independência pode não ser fácil. Entretanto, com planejamento e dedicação é possível chegar lá.
Liberdade financeira e independência
De acordo com a empresa especializada em negociação bancária, O Solucionador, para conquistar a liberdade financeira e independência é essencial ter algum tipo de recorrência. Em suma, é ter a renda para bancar o padrão de consumo, ao mesmo tempo em que esteja disponível com a frequência necessária para pagar as contas.
A seguir, veja sete passos que podem te ajudar nessa jornada.
1 – Defina seu objetivos
Para buscar a liberdade financeira é preciso ter seus objetivos financeiros bem definidos. Como é a sua situação financeira ideal? Quais suas metas a curto, médio e longo prazo? Quanto você precisa economizar ou investir para alcançá-las? Ao ter clareza em todas estas respostas torna a jornada mais descomplicada.
2 – Acompanhe e analise seus gastos
Saber exatamente para onde o seu dinheiro vai é fundamental. Portanto, comece a monitorar todos os seus gastos – das despesas maiores até o cafezinho da tarde. Isso te dará uma direção clara da sua situação atual e de onde é possível cortar custos.
3 – Crie um orçamento
Com base no seu controle de gastos, desenvolva um orçamento que atenda às suas necessidades e objetivos. Uma boa estratégia é a regra 50/30/20. Neste caso, você destina 50% da sua renda para gastos essenciais, 30% para desejos pessoais e 20% para pagamento de dívidas e economias.
4 – Pague suas dívidas
Dívidas costumam ser um grande obstáculo para conquistar a liberdade financeira. Sendo assim, uma das suas prioridades deve ser se livrar delas o quanto antes. Utilize estratégias como o método da bola de neve, onde você se foca em pagar as menores dívidas primeiro, para acelerar esse processo.
5 – Comece a investir
Se você quer que o seu dinheiro trabalhe para você, então precisa começar a investir. Lembre-se que os investimentos devem ser feitos conforme o seu perfil de risco e que a diversificação é uma estratégia importante para diluir os riscos.
6 – Crie múltiplas fontes de renda
Todavia, é preciso destacar que ter uma única fonte de renda pode ser arriscado. Por isso, busque formas de ter outras entradas de dinheiro. Isso pode ser um trabalho freelancer, um negócio próprio ou até investimentos que gerem renda passiva.
7 – Poupe para o futuro
Por fim, depois de todas essas etapas, o seu foco deve ser a construção de um patrimônio que permita que você mantenha seu padrão de vida no futuro sem a necessidade de trabalhar. Continue seguindo seu plano, fazendo ajustes quando necessário, e o sonho da independência financeira estará cada vez mais próximo.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-frontal-do-empresario-com-moedas-e-ampulheta_8572544.htm#query=independ%C3%AAncia%20financeira&position=7&from_view=search&track=ais&uuid=f5167d4e-17bc-4841-8114-b530abab8190