O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, entidade sem fins lucrativos, é um centro de formação de orquestras, que atende gratuitamente jovens e crianças a partir dos 4 anos de idade. Localizado em Joinville/SC, o objetivo primordial da instituição é oferecer uma educação humanista de excelência para crianças e jovens que não teriam esta oportunidade de outra forma.
Atualmente, são 180 alunos com bolsa integral, que frequentam as aulas presenciais em Joinville. Os diferentes níveis de formação na Academia de Música estão relacionados às disciplinas teóricas e complementares, enquanto a prática instrumental é desenvolvida com aulas , dadas de forma individual, ao longo de todo o ciclo de formação, otimizando o ritmo de desenvolvimento dos alunos nas diferentes competências artísticas, musicais e técnicas. Cerca de 25 professores, que estão entre os melhores do Brasil e do mundo, se dedicam a compartilhar seu conhecimento com esses jovens talentos.
Hoje, o Musicarium já conta com Grupos de Câmara, uma Orquestra Kids e uma Orquestra Jovem Experimental, com mais de 80 estudantes. A meta é até 2030 formar a Orquestra Filarmônica Profissional Musicarium.
O Musicarium e o incentivo à cultura
Além de manter as bolsas de estudos de todos os estudantes, o Musicarium tem o importante desafio de viabilizar a construção da Academia de Música – com capacidade para atender cerca de 500 alunos – e de um Concert Hall – para receber um público de 900 pessoas. Outro ponto importante é a acessibilidade: a nova sede terá um ambiente para que todos possam vivenciar a música com a transmissão de espetáculos e projeção externa de vídeo e áudio de alta qualidade para mais de duas mil pessoas.
Para este fim, o Musicarium tem realizado uma série de eventos e ações com o objetivo de sensibilizar apoiadores e possibilitar a execução dos projetos aprovados neste ano pela lei de incentivo à cultura.
A primeira aprovação foi anunciada no primeiro trimestre, com autorização para captação de R$ 12.007.707,31. O valor será destinado para a Elaboração dos Projetos Executivos de Arquitetura e Complementares para Construção da Academia e Sala de Concertos Musicarium, ou seja, desenvolvimento dos projetos de engenharia, arquitetônico e acústico, entre mais de 20 disciplinas diferentes A criação da nova estrutura é um investimento para conseguir atender mais jovens e dar ao Brasil uma sala de concertos de nível internacional.
O Musicarium também recebeu a aprovação do Ministério da Cultura para captar cerca de R$ 3 milhões em recursos para manutenção de bolsas de estudos e a realização da primeira turnê internacional em 2024. No roteiro, Suíça, França e Alemanha, com apresentações em cidades-irmãs de Joinville. Será a primeira vez que um grupo de alunos da orquestra, mais especificamente a Camerata de Cordas, irá viajar para o exterior para uma turnê, tendo em seu repertório também a música brasileira.
“Temos o grande sonho de construir uma Academia de Música e um Concert Hall inéditos e que será uma referência para o Brasil e o mundo na formação de jovens músicos. Este sonho, a cada dia que passa, se torna mais real, mas ainda temos um longo caminho a percorrer e precisamos de muito apoio que pode vir por meio da lei de incentivo à cultura, sem custo para quem aporta recursos no Musicarium”, disse Ernesto Heinzelmann, Presidente do Conselho Administrativo do Musicarium.
Captação de recursos
A captação de recursos conta com incentivos na legislação e se baseia na renúncia fiscal – prática também conhecida como mecenato – ou seja, empresas e pessoas físicas podem destinar parte do seu Imposto de Renda devido (IR) para projetos culturais.
A Lei de Incentivo à Cultura é o mecanismo mais transparente de incentivo fiscal do Brasil – uma ferramenta fundamental para irrigar a cadeia produtiva da cultura e, ainda, gerar empregos.
Pessoas físicas ou empresas podem deduzir do Imposto de Renda até 6% e 4%, respectivamente e, assim fazendo, é possível transformar vidas de centenas de jovens.
Conheça Ernesto Heinzelmann
Ernesto Heinzelmann é um defensor da educação como um agente fundamental para a transformação social. Com base nessa crença, utiliza sua vasta experiência e influência para promover iniciativas que incentivam a cultura entre crianças e jovens. Criou o Musicarium e identificou a oportunidade de enriquecer o aspecto cultural de Joinville, sua cidade natal. É neste equipamento cultural que há oportunidade para as crianças seguirem com suas vocações e se tornarem profissionais da música.
Atualmente, exerce a função de Presidente da Heinzelmann Consultoria Empresarial, além de presidir os Conselhos de Administração de diversas empresas, incluindo a Portinvest, Rôgga Empreendimentos Imobiliários e Instituto Core. Ele também é membro do Conselho Consultivo da BroadSpan Capital, membro do Conselho Administrativo do Porto Itapoá e co-fundador do Projeto Resgate.
Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/grupo-de-pessoa-tocando-violino-4TNd3hsW3PM