Educação Complementar do Sesc PE conta com 259 bolsas gratuitas de ensino, além de 905 vagas para a EJA, com pré-inscrição até o dia 18 de dezembro
Na segunda-feira (7), o Sesc de Pernambuco abriu seleção para bolsas gratuitas de ensino. A iniciativa integra o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) para a educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a Educação Complementar engloba cursos de inglês, informática básica e o Projeto Criar Sesc.
Educação Complementar do Sesc PE – vagas
Ao todo, o programa de Educação Complementar do Sesc PE oferece 259 vagas, e 905 para o EJA. As bolsas gratuitas serão divididas entre as seguintes unidades: Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Santo Amaro, Surubim e Piedade.
Pré-inscrição e inscrição dos aprovados
Os interessados podem fazer a pré-inscrição até o dia 18 de dezembro. Já a inscrição dos aprovados na etapa anterior ocorrerá de 11 a 22 de janeiro, de forma presencial, na unidade de preferência do participante.
Como funciona o PCG
Voltado a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) também se estende a seus dependentes. É necessário ter renda familiar de até três salários mínimos para participar. No entanto, a iniciativa ainda atende estudantes da Educação Básica da rede pública e o público em geral.
Início das aulas
As aulas estão programadas para começar em fevereiro de 2021, o que inclui atividades presenciais.
Faixa etária para Educação Complementar do Sesc PE
Todos os cursos têm uma idade mínima de participação. No Projeto Criar Sesc, voltado a crianças de seis a 12 anos de idade, o objetivo é fortalecer seu protagonismo e incentivar a educação nesta faixa etária. Para isso, além da educação, o conteúdo envolve cultura, lazer, saúde e assistência. Já para os outros cursos a idade mínima para participar é de 15 anos.
Documentos para curso de Educação Complementar do Sesc PE
Para saber os requisitos necessários e resultado da seleção, basta acessar o site oficial do Sesc PE. Já a lista de documentos exigidos para fazer a inscrição são: RG. CPF, comprovante de residência e contracheque, além do cartão do Sesc.
De acordo com Ana Freire, gerente de educação do Sesc Pernambuco, em declaração à Folha de Pernambuco:
“Estes cursos visam à ampliação do desenvolvimento integral do ser humano, possibilitando novos conhecimentos e aprendizados fortalecendo, ainda, a autonomia, a autoestima o potencial de jovens, adultos e idosos que foram excluídos do acesso à escola em tempo regular. Também estão pautados na Missão do Sesc que visa promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida.”
Aplicativo Sesc-PE
Além disso, a instituição dispõe do aplicativo Sesc-PE, a fim de facilitar o acesso às atividades, e também de renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades.
E ainda disponibiliza a plataforma Sesc Digital. Lá é possível conhecer todo o cronograma de cursos e fazer a inscrição de modo online e segura.
Serviço:
- Matrícula EJA e Educação Complementar
- Pré-inscrição: de 7 a 18 de dezembro
- Inscrição: de 11 a 22 de janeiro
- Cursos: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Complementar (cursos de inglês, informática básica e Projeto Criar Sesc)
- Unidades: Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Santo Amaro, Surubim e Piedade