Programa Educação e Família tem o objetivo de fomentar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida
As secretarias de educação (estaduais e municipais) têm até o dia 31 de agosto para aderirem ao Programa Educação e Família. Além disso, elas devem indicar as escolas de sua rede de ensino que poderão receber recursos financeiros (dentre as elegíveis). Ao todo, são 5.755 escolas públicas que podem participar da iniciativa em 2021.
Programa Educação e Família
De acordo com Renato Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação:
“Recomendamos que as secretarias não esperem até o fim do prazo, pois quanto mais cedo elas efetivarem a adesão, mais rápido as escolas recebem os recursos para realizar essa proposta de integração com as famílias.”
Fomentar a participação da família
Já o Plano de Ação é o instrumento que organiza as atividades da escola para fomentar a participação da família. Isso inclui metas, prazos e custos das atividades que dever ser feitas, como: oficinas, cursos, palestras e visitas guiadas. Ele também é o pré-requisito para o recebimento de recursos financeiros do PDDE – Educação e Família. Neste ano, o custo foi de R$ 16 milhões.
Como é a adesão
As secretarias que desejam aderir ao programa devem acessar o PAR4, por meio do site do MEC e clicar em “Programas do MEC” e em seguida no banner do Programa Educação e Família.
Para concluir, a secretaria deve aceitar o Termo de Adesão e indicar um representante para o programa, além de selecionar as escolas que participarão do PDDE Educação e Família (poderão ser todas) e enviar para o MEC.
Escolas elegíveis
Para saber quais escolas da sua rede ensino são elegíveis, e ainda obter informações mais detalhadas sobre o programa, basta entrar no portal PPDE Interativo.
Mas quem quiser outros meios de contato, pode enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para (61) 2022-8358.
Histórico do programa
O Programa Educação e Família foi lançado em 2 de agosto e é voltado a escolas públicas de educação básica e tem o objetivo de fomentar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida.
Além disso, o foco está no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações sociais para construir e atingir esse projeto pessoal.
O Programa Educação e Família abrange quatro ações estratégicas:
- PDDE Educação e Família (repasse de recursos);
- Projetos de Formação (capacitação para famílias e docente);
- Conselho Escolar (fortalecimento do colegiado);
- Clique Escola (democratização do acesso às informações educacionais e financeiras por meio de aplicativo).
*Foto: Divulgação