Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Educação

ProUni: MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
23 de janeiro de 2024
in Educação
0
ProUni: MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas
Share on FacebookShare on Twitter

É a maior oferta de bolsas desde o início do programa ProUni, diz ministério

O Ministério da Educação (MEC) oferece desde a última sexta-feira (19), 402.092 bolsas para a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Deste total, 304.638 são bolsas integrais e 97.454 parciais (50%).

De acordo com o MEC, a atual edição é a que apresenta maior oferta de bolsas desde o início do programa, em 2005.

Bolsas para o ProUni

A consulta de bolsas para o ProUni pode ser feita pelos interessados, por meio do portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior. O site detalha as vagas por curso, turno, instituição e local. São, ao todo, 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes do programa.

A unidade federativa com maior número de vagas disponibilizadas é São Paulo. Das 103.282 vagas ofertadas para o estado, 81.069 são de bolsas integrais e 22.213 são para bolsas parciais, com desconto de 50%.

Minas Gerais vem em segundo lugar – 39.640 vagas – e, depois, aparecem o Paraná (35.572 bolsas), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905). A lista completa de vagas ofertadas por unidades federativas foi publicada e está disponível no site do MEC.

Notas do Programa Universidade para Todos

As notas do ProUni podem ser usadas para concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação em instituições privadas. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano e têm como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. 

Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/africanos-e-caucasianos-em-pe-no-corredor-da-universidade_26823572

Tags: MEC
Postagem anterior

Fundação Salvador Arena promove formações gratuitas para Organizações do Terceiro Setor

Próxima postagem

Enoturismo no DF: Comissão vai traçar estratégias de fortalecimento

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Línguas indígenas e quilombolas em risco: como comunidades brasileiras enfrentam a ameaça de extinção

Paciente fica mais de seis anos sem sinais do HIV após transplante de células-tronco, mostra estudo aceito pela Nature

MP-SP aciona Justiça para impedir obrigatoriedade de aplicativos em escolas estaduais

Congonhas passa a integrar sistema Smart Sampa e amplia vigilância

Comunidades protestam contra extinção de turmas do Fundamental e cobram diálogo com o poder público

Estados já podem aderir à Bolsa Mais Professores, que oferece bolsas de R$ 2.100

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.