Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Terceiro Setor

Tecnologia na aprendizagem: conheça estudo da Todos Pela Educação, D3E e da Universidade de Columbia

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
14 de maio de 2021
in Terceiro Setor
0
tecnologia na aprendizagem conheça estudo da todos pela educação, d3e e da universidade de columbia
Share on FacebookShare on Twitter

Uso da tecnologia na aprendizagem já faz parte da realidade da vida de milhões de brasileiros

A tecnologia na aprendizagem já faz parte da vida de milhões de brasileiros. E o objetivo é melhorar o ensino dos alunos da Educação Básica. Entretanto, outros milhões também não têm acesso a tudo isso. Diante deste cenário, qual o papel da educação dentro da sala de aula?

Uso da tecnologia na aprendizagem

Recentemente, o tema veio a público por meio de evidências e propostas. Na ocasião, o terceiro setor entrou em ação, por meio da ONG Todos Pela Educação. A empresa, em parceria com a D3E (Dados para um Debate Democrático da Educação) e com o Transformative Learning Technology Laboratory, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, lançou o estudo “Tecnologias para uma Educação com equidade: novo horizonte para o Brasil”.

Pandemia

Além disso, a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais urgente um debate profundo sobre o papel da tecnologia na aprendizagem. Com isso, o estudo revelou práticas pedagógicas com suporte tecnológico, que vão além do ensino remoto.

Neste caso, o Brasil deve estar preparado para lidar tanto com emergências quanto com o cotidiano. Sendo assim, a publicação coloca urgente que esta discussão alcance uma estratégia a ponto de que um país proporcione uma tecnologia educacional ampla, participativa, democrática e baseada em conhecimento científico.

Ações isoladas

Em contrapartida, ações isoladas, que incluem compra de laptops ou adoção de uma plataforma, possuem alcance limitado como política pública.

Contudo, em razão da complexidade da escola e a multiplicidade de soluções tecnológicas possíveis, os gestores necessitam articular ações em diferentes níveis para criar reformas sustentáveis.

Quatro aspectos essenciais do estudo

O estudo elenca quatro aspectos essenciais para melhorias na área:

  • garantir recursos com equidade e transparência;
  • formar, apoiar e motivar os professores;
  • proteger os dados dos alunos;
  • e dos educadores e desenvolver uma estratégia nacional.

Diretrizes e estratégias

Por fim, o documento utiliza diretrizes e estratégias indicadas pelo projeto Educação Já!. Esta é uma iniciativa suprapartidária liderada pelo Todos Pela Educação com o objetivo de subsidiar o poder público com diagnósticos detalhados e soluções concretas em sete temas estruturantes.

Para conhecer mais sobre o Educação Já!, clique aqui.

*Foto: Divulgação

Postagem anterior

Bolsas remanescentes do Prouni: instituição começa receber documentação

Próxima postagem

Secretaria da Educação de SP recebe documento com sugestões de crianças

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Hans Dohmann: 25 anos à frente das pesquisas com células-tronco no Brasil

Selo da Alfabetização 2025: como participar e o que muda com a nova edição do MEC

R$ 20 bilhões para escolas: como acessar o novo fundo e o que muda para estados e municípios

Rodrigo Borges Torrealba aponta os desafios que ainda impedem o Brasil de acelerar no mercado de motos elétricas

Rodrigo Castro Alves Neves avalia o uso das tecnologias preditivas no setor de segurança

Michele Bouvier Sollack mostra como equilibrar lucro e vida pessoal em Rica de Propósito

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.