Uso da tecnologia na aprendizagem já faz parte da realidade da vida de milhões de brasileiros
A tecnologia na aprendizagem já faz parte da vida de milhões de brasileiros. E o objetivo é melhorar o ensino dos alunos da Educação Básica. Entretanto, outros milhões também não têm acesso a tudo isso. Diante deste cenário, qual o papel da educação dentro da sala de aula?
Uso da tecnologia na aprendizagem
Recentemente, o tema veio a público por meio de evidências e propostas. Na ocasião, o terceiro setor entrou em ação, por meio da ONG Todos Pela Educação. A empresa, em parceria com a D3E (Dados para um Debate Democrático da Educação) e com o Transformative Learning Technology Laboratory, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, lançou o estudo “Tecnologias para uma Educação com equidade: novo horizonte para o Brasil”.
Pandemia
Além disso, a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais urgente um debate profundo sobre o papel da tecnologia na aprendizagem. Com isso, o estudo revelou práticas pedagógicas com suporte tecnológico, que vão além do ensino remoto.
Neste caso, o Brasil deve estar preparado para lidar tanto com emergências quanto com o cotidiano. Sendo assim, a publicação coloca urgente que esta discussão alcance uma estratégia a ponto de que um país proporcione uma tecnologia educacional ampla, participativa, democrática e baseada em conhecimento científico.
Ações isoladas
Em contrapartida, ações isoladas, que incluem compra de laptops ou adoção de uma plataforma, possuem alcance limitado como política pública.
Contudo, em razão da complexidade da escola e a multiplicidade de soluções tecnológicas possíveis, os gestores necessitam articular ações em diferentes níveis para criar reformas sustentáveis.
Quatro aspectos essenciais do estudo
O estudo elenca quatro aspectos essenciais para melhorias na área:
- garantir recursos com equidade e transparência;
- formar, apoiar e motivar os professores;
- proteger os dados dos alunos;
- e dos educadores e desenvolver uma estratégia nacional.
Diretrizes e estratégias
Por fim, o documento utiliza diretrizes e estratégias indicadas pelo projeto Educação Já!. Esta é uma iniciativa suprapartidária liderada pelo Todos Pela Educação com o objetivo de subsidiar o poder público com diagnósticos detalhados e soluções concretas em sete temas estruturantes.
Para conhecer mais sobre o Educação Já!, clique aqui.
*Foto: Divulgação