Documento com sugestões de crianças foi entregue no dia 11 de maio
No dia 11 de maio, um documento com sugestões de crianças foi entregue ao secretário municipal de Educação de SP. O texto compilado teve a participação de estudantes de oito a 17 anos, de 16 escolas públicas e particulares, além da Fundação Dorina Nowill para Cegos que promove a educação e também outras ações sociais.
Documento com sugestões de crianças
O documento é dividido em 10 categorias. São propostas de estudantes da rede pública e privada, com o intuito de melhoria da cidade. Todas elas foram entregues ao gestor municipal, Fernando Padula.
Já o projeto do jornal Joca colocou os meninos e meninas como agentes transformadores.
Pandemia
Entretanto, devido à pandemia e aos protocolos de isolamento social, somente a fundadora e sócia executiva do Joca, Stéphanie Habrich, esteve presencialmente no encontro que ocorreu na sede da Secretaria:
“É fundamental colocar os jovens no centro dos debates como agentes transformadores da sociedade em que vivem. Afinal, há várias questões que envolvem esse público direta e indiretamente.”
Mas foi possível assistir à entrega virtualmente pelas redes sociais do jornal.
Por uma cidade melhor
O documento com sugestões de crianças foi elaborado meses atrás, iniciado durante as eleições municipais de 2020. Além disso, o projeto teve como objetivo o de informar as crianças sobre as eleições. E ainda estimular o debate sobre o assunto nas escolas públicas e privadas e, por fim, entregar as propostas desses jovens ao prefeito em exercício, Ricardo Nunes.
Texto
O texto possui 59 páginas, distribuído em 10 categorias de políticas públicas priorizadas pelos pequenos. Eles elaboraram propostas sólidas que visam atender a população geral da capital paulista, principalmente as pessoas que vivem em zonas periféricas. São elas: esportes, cultura e lazer; moradia; meio ambiente e clima; mobilidade urbana; educação; saúde; direitos humanos; trabalho; tecnologia e inovação; segurança.
Confira algumas das sugestões das crianças
Educação
Limpar e melhorar os jardins nas escolas públicas (um ambiente bonito e agradável melhora a aprendizagem).
Saúde
- Treinar os profissionais de saúde em hospitais públicos para que conversem com as pessoas de uma forma mais empática;
- Valorizar a carreira dos médicos no setor de saúde para atrair os melhores profissionais para a área pública.
Mobilidade urbana e serviços públicos
- Projetar calçadas mais amigáveis para deficientes físicos e idosos;
- Multar as pessoas que jogam lixo na rua.
Assistência social
- Oferecer artigos de higiene pessoal, roupas e entretenimento para os moradores de rua;
- Criar hortas públicas pela cidade;
- Instalar semáforos sonoros para ajudar os deficientes visuais;
- Estabelecer parcerias com táxis e aplicativos como o Uber, para que portadores de deficiência tenham acesso a transporte gratuito.
Meio ambiente
- Inserir temas como “política” e “reciclagem” no currículo das escolas;
- Criar um “Cata Tudo”, um serviço para que a prefeitura recolha da cidade móveis e outros entulhos que enfeiam e poluem as ruas;
- Distribuir mudas de árvores e plantas como café e pau-brasil para as escolas para que os estudantes conheçam essas espécies e preservem a memória de onde vivem.
Finanças e empregabilidade
- Desenvolver um site que conecte pequenas e médias empresas da cidade com trabalhadores desempregados;
- Implantar centros de treinamento de formação em tecnologia e robótica para toda a população, garantindo mão de obra qualificada para a “Revolução 4.0”.
*Foto: Divulgação