6ª Saeg (Semana de Avaliação em Escolas de Governo) reconhece Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS); edição ocorrerá entre os dias 14 e 15
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) é destaque na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), que ocorrerá entre os dias 14 e 15, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, irá expor sobre o tema “Interação do Poder Legislativo com o Terceiro Setor”. Além disso, o evento discute como a cooperação internacional pode viabilizar o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global e evidenciar o papel das escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos.
6ª Saeg
De acordo com Mara Caseira, que no dia 15, da 6ª Saeg, irá relatar a experiência para a cooperação, ao terceiro setor, a Escola do Legislativo oferece cursos de capacitação técnica, organizacional, operacional, tecnológica, financeira, administrativa, comercial, entre outros.
“Com isso, ajudamos as entidades e associações a fortalecer a luta contra a pobreza, a exclusão e o desemprego, em busca de desenvolvimento social.”
Agenda 2030
Contudo, a pauta está no cerne da Agenda 2030. Isso porque ela dá acesso ao bem-estar social e à justiça para todos. E por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas — funciona como uma bússola para o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, mais direitos humanos, menos pobreza e desigualdades.
Participantes do evento
Participam do evento organizações dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de organizações dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de 18 estados (e Distrito Federal) de todas as regiões do País, nos três níveis federativos, em 23 escopos distintos de cooperação.
A 6ª Edição da SAEG tem como realizadores a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Escola do Legislativo
Criada pela Lei 2.762 de 2003 , a Escola do Legislativo está completando 20 anos de trajetória. Dentre seus objetivos, tem o de oferecer aos parlamentares e aos servidores subsídios para que possam:
- identificar a missão do Poder Legislativo e exercer, de forma eficaz, suas atividades;
- qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando sua formação em assuntos legislativos;
- e estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Assembleia Legislativa, em cooperação com outras instituições de ensino.
Mudança de nome
Todavia, em 2003, por força do Decreto Legislativo 457 de 2007, a Escola do Legislativo passou a se chamar Senador Ramez Tebet, em homenagem ao político sul-mato-grossense, falecido em 2006, que atuou como ministro da Integração e presidente do Senado Federal.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/sala-de-aula-vazia-devido-a-pandemia-de-coronavirus_26606670