Conselho Municipal da Educação reúne 74 diretores das unidades da rede municipal de ensino para votarem
Nesta terça-feira (4), o correu a reunião para eleger o diretor e suplente escolar da rede. A ideia é representar a categoria no Conselho Municipal da Educação (Conmea). No encontro, todos os 74 diretores das unidades da rede municipal de ensino tiveram o direito de voto. A eleição ocorreu no auditório Antonio Vieira da Silva Neto, e contou com a presença de representantes do Conmea, que apresentaram quais são as atribuições pertinentes aos conselheiros titulares participantes e ressaltaram a importância de espaços democráticos como este.
Eleitos do Conselho Municipal da Educação
Eleita como titular, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, Carla Christina Gonçalves. Já a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Manuel Eugênio do Nascimento, Adriana Souto, foi eleita como suplente.
Contudo, a presidente do Conmea, Núbia Lira, ressalta sua expectativa para com o conselheiro escolhido.
“Esperamos que o conselheiro ou conselheira eleito como titular e sua assistência possam de fato estar junto com o conselho municipal, participando das plenárias, que são espaços coletivos de deliberação, em que a gente precisa desse engajamento dos conselheiros nos trâmites de processos, na defesa de pautas relevantes para a qualidade da educação.”
Por outro lado, a diretora Carla Christina Gonçalves, escolhida como representante, se diz muito animada por ser escolhida para o cargo.
“Para mim, é uma satisfação enorme estar representando a minha categoria num colegiado e num órgão tão importante como é o Conselho Municipal de Educação. Espero poder continuar o trabalho que já vinha sendo feito pela titular Adriana, defendendo a educação, principalmente a educação pública, dialogando com os nossos pares e com todas aquelas pessoas que também lutam por uma educação de qualidade na tentativa de termos cada vez mais melhorias e ótimas iniciativas na educação pública.”
Conmea
O Conselho Municipal de Educação de Aracaju é um órgão colegiado, integrante da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve funções normativas, deliberativas, consultivas e de mobilização social. Criado pela Lei 1.430 de 6 de dezembro de 1988, o conselho existe para assegurar a participação da sociedade no acompanhamento da política educacional desenvolvida no município de Aracaju. Por fim, foi um dos primeiros conselhos escolares a surgirem no Brasil, na década de 90, para capacitar diversas outras organizações sociais em municípios de outros estados brasileiros e no interior de Sergipe. Desde então, é uma referência nacional no que diz respeito à gestão democrática da educação.
*Foto: Reprodução