Conteúdo de consumo consciente criado por alunos se tornou uma campanha de utilidade pública capaz de promover uma ação de desenvolvimento sustentável
O consumo consciente está cada vez mais evidente no cotidiano de muitas pessoas, principalmente em tempos de pandemia. E para auxiliar a desenvolver um olhar mais crítico sobre esta situação, alunos da rede pública criaram o Projeto Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente. A iniciativa já gerou ações sociais de criatividade e reflexão sobre o tema. O projeto reuniu estudantes de escolas estaduais de 12 municípios do Brasil.
Campanha de consumo consciente
Os alunos dos 12 municípios criaram campanhas publicitárias para promover o consumo consciente no ano de 2020.
Para o projeto sair do papel, os estudantes utilizaram fotos e textos próprios, além de desenvolverem uma série de peças, com a orientação de seus professores. Sendo assim, tais campanhas foram divulgadas no site do projeto Arte Imagem. As duas melhores campanhas de cada cidade foram selecionadas por meio de votação popular no Facebook, e outra por uma comissão julgadora.
Além disso, nos dias 25 e 26 de novembro, professores de fotografia e linguagem publicitária monitoraram, de modo virtual, a transformação das campanhas vencedoras em campanhas “profissionais” de utilidade pública sobre consumo consciente.
Vale ressaltar que na cidade de São Paulo o projeto envolveu 29 educadores, previamente capacitados online, e mais de 1.900 estudantes.
Temas
Contudo, as campanhas selecionadas abordaram o Ciclo Sustentável do Café e do Uso da Sacola Retornável. Tais projetos foram desenvolvidos pelos alunos das escolas estaduais Maria de Lourdes Aranha Assis Pacheco e Professor Eurípedes Simões de Paula,
Papel das Secretarias de Educação
Todavia, o coordenador de projetos da Horizonte, Allan de Amorim, afirma que a iniciativa foi abraçada pelas Secretarias de Educação dos 12 municípios beneficiados pelo Arte da Imagem:
“O balanço dos resultados foi super positivo, ainda mais que tudo aconteceu durante uma pandemia, com alunos e professores em suas casas. A quantidade e qualidade de campanhas de utilidade pública que recebemos foi surpreendente.”
Como surgiu a proposta
Por fim, a proposta da criação de campanhas de consumo consciente surgiu para provocar os estudantes a fazer uma atuação prática sobre este tema tão urgente. Com isso, entraram as técnicas de fotografia para celular, além de aprenderem sobre a lógica da linguagem publicitária com fins de utilidade pública. Tudo isso para discutir o significado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e colocar a mão na massa e abusar da criatividade.
Patrocínio e realização
além disso, o projeto Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente contou o patrocínio da Duratex, realização da Flamingo Comunicação e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Horizonte Educação e Comunicação.
*Foto: Divulgação