Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Cultura

E-book sobre educação e arte ajuda educadores em sala de aula

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
19 de maio de 2021
in Cultura
0
e-book sobre educação e arte ajuda educadores em sala de aula
Share on FacebookShare on Twitter

E-book sobre educação e arte é gratuito e mostram o trabalho de mulheres contemporâneas para a sala de aula; entre as artistas, estão Claudia Andujar e Berna Reale, que dialogam com a fotografia, colagem, pintura, escultura e outras áreas, além de abordar questões indígenas e racismo

Um compilado em forma de e-book sobre educação e arte reúne 10 textos da série “Artistas Mulheres Contemporâneas no Acervo”. Quem tiver interesse em acessar seu conteúdo inteiramente gratuito, basta acessar o e-book Diálogos entre Educação e arte com o Acervo Itaú Cultural.

E-book sobre educação e arte

O material de cultura artística fala sobre as obras das artistas Berna Reale, Claudia Andujar, Jac Leirner, Leda Catunda, Rochelle Costi, Rosana Paulino, Sara Ramo, Shirley Paes Leme, Vânia Mignone e Virginia de Medeiros.

Os textos servem de ferramenta para educadores em sala de aula. Isso porque o conteúdo pode aproximar as crianças de sua realidade do dia a dia.

Além disso, o objetivo deste e-book de educação e arte gratuito é quebrar o tabu segundo o qual professores e estudantes não se sentem preparados para lidar com a diversidade das artes. Portanto, com este material em mãos agora é possível converter os olhares dessas mulheres artistas contemporâneas em uma possibilidade de mudança na sala de aula: física ou em uma atividade remota.

Conteúdo a explorar

Contudo, o leitor pode ainda explorar tanto vídeo quanto fotografia, colagem, instalação, pintura, escultura. E passando também por temas como linguagem, narrativa, vivência do tempo, criminalidade, questões indígenas e racismo.

Artigos

Vale destacar que cada artigo enfoca uma obra, mas abordando outras ao longo da escrita.

Entretanto, para cada uma delas, o caminho do texto é semelhante. Primeiro, o leitor entra em contato com os trabalhos sem mediação. Isto é, sem colocar os comentários e as interpretações antes do próprio olhar. Em seguida, observa-se e extrai detalhes para na sequência se perguntar quais são suas características. Ao se questionar, a pessoa também pode pressentir quais são as problemáticas por trás da peça artística e ainda como ela se revela.

Para ler Diálogos entre educação e arte, acesse aqui.

*Foto: Divulgação

Postagem anterior

Secretaria da Educação de SP recebe documento com sugestões de crianças

Próxima postagem

Ensino híbrido pode se tornar um caminho sem volta

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Transformação social na Uesb: Capoeira, Educação e Inclusão integram projeto

Educação indígena: Pará atende reivindicações e consolida legislação

Mais Professores: Programa oferece bolsa de R$ 1.050 a docentes em formação

Complementação-VAAR do Fundeb: Divulgados indicadores

Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras: Sergipe divulga programação da 50ª edição

Cultura de imigrantes: Escolas Municipais de SP facilitam aprendizado

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.