Exames de vista em alunos de BH abrange a faixa etária de 6 a 14 anos do ensino fundamental
Com a volta às aulas, a Prefeitura de Belo Horizonte retoma os testes de acuidade visual dos alunos de 6 a 14 anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação. Sendo assim, na próxima segunda-feira (13), a ação do projeto de rastreamento oftalmológico será feita nos estudantes da Escola Municipal Professor João Camilo Oliveira Torres, que fica na Rua Estér Batista Viêira, 12, bairro Califórnia, regional Noroeste da capital.
Já na terça-feira (14), será a vez de o projeto ir à Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti (Rua Regida, 309, Conjunto Jardim Filadélfia) e na Escola Municipal Maria de Rezende Costa (Avenida Abílio Machado, 1.009, Alípio de Melo), ambas também ficam na regional Noroeste. Os exames serão realizados durante o horário letivo, em dois turnos.
Exames de vista em alunos de BH
O projeto de exames de vista em alunos de BH teve início no final do ano passado. Na ocasião, aproximadamente 1,2 mil estudantes realizaram o teste de acuidade visual. Além disso, a ação de saúde tem por objetivo detectar possíveis erros de refração não corrigidos (ERN), que são os causadores de baixa visual. Isso pode acarretar prejuízo no aprendizado, com a consequente repetência escolar, evasão e baixa autoestima, entre outros efeitos que intercorrem na vida social e escolar das crianças.
Como será o rastreamento
O rastreamento será realizado em todas as escolas municipais do ensino fundamental ao longo de 2023. O teste é feito por acadêmicos da Liga de Oftalmologia dos cursos de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), UniBH e Faseh.
No entanto, os exames são feitos sob orientação dos especialistas em oftalmopediatria atuantes no Centro Municipal de Oftalmologia e em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE). Já os estudantes que apresentarem problemas oftalmológicos serão encaminhados para consulta especializada, nos prestadores de oftalmologia da Rede SUS-BH.
Parceria
A ação é realizada em parceria com instituições de ensino e prestadores que mantêm contrato com a Secretaria Municipal de Saúde.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Ivan Cruz)