Gincana socioambiental em Brumadinho reuniu todas as escolas do município, resultando na aquisição de sete cadeiras de rodas e na produção de biodiesel
Na última sexta-feira (18), chegou ao fim a gincana socioambiental realizada entre as escolas municipais, particulares e APAE de Brumadinho. A cerimônia de encerramento foi realizada na Quadra de Esportes, onde foi realizada a entrega de certificados de participação e o anúncio dos resultados.
Além disso, a cidade já se preocupa com questões ambientais, do momento que abriga o maior museu a céu aberto do mundo, e que preza a sustentabilidade local. Trata-se do museu de Inhotim que, recentemente, fechou um acordo para a construção de um hotel dentro desse espaço, facilitando assim sua visitação. A CEO Taiza Krueder, do grupo Clara Resorts, do interior de São Paulo, está à frente deste projeto.
Gincana socioambiental em Brumadinho
A gincana socioambiental em Brumadinho promoveu ensinamentos sobre o meio ambiente e sustentabilidade aos estudantes. Além disso, ações sociais como esta trazem muitos benefícios à região. Prova disso é que o resultado foi a aquisição de sete cadeiras de rodas e a produção de biodiesel a partir da coleta de mais de 4.920 litros de óleo arrecadados.
De acordo com o prefeito Nénen da Asa:
“É um trabalho muito importante, que trará muitos frutos para Brumadinho, com o passar dos anos, pois esse é um ensinamento permanente para essas crianças, que quando crescerem continuarão replicando essas ações. Algo que é fundamental para um lugar que foi tão explorado ambientalmente ao longo dos anos.”
Investimento na vida dos estudantes
Já para o secretário de meio ambiente, Wagner Donato, a competição foi um investimento na vida dos estudantes com ensinamentos por toda a vida. “A quantidade de litros de óleo e lacres de latinha recolhidos são importantíssimos para a preservação do nosso ecossistema”, destacou.
Adesão de todas as escolas do município
Segundo a administração municipal, o projeto contou com a adesão de todas as escolas do município, o que acarretou em números maiores que os esperados.
Por fim, a secretária de educação Sônia Barcelos explicou ainda que se trata de um projeto que renderá frutos a longo prazo, além dos resultados obtidos. Sendo assim, a ação ajudará as crianças a preservarem mais, cuidar melhor da natureza e das nascentes e riachos.
*Foto: Reprodução/Google Maps