Chamada para o 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância de produção dos audiovisuais deve abordar duas linhas temáticas: Natureza de brincar e Paternidade Presente
Terceira edição do LAB de Campanhas da Primeira Infância anuncia edital voltado à produção audiovisual de baixo custo. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro. Serão três etapas entre os meses de março e abril: cinco dias de oficinas, quinze dias de mentoria e produção dos vídeos e ao final um concurso com premiação em equipamentos.
3º LAB de Campanhas da Primeira Infância
O 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância vai selecionar 30 participantes de todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Usina da Imaginação.
Usina da Imaginação
Promovida pela Usina da Imaginação, a chamada conta com financiamento da Bernard van Leer Foundation. Além de integrar do Laboratório de Campanha para a Primeira Infância, o Pirilampo Criativo Lab.
Podem participar e se inscrever pessoas com idade acima de 15 anos, de todos os lugares do Brasil. Mas todos devem possuir conhecimento básico de audiovisual e de ações que envolvam a primeira infância. Por conta da pandemia, todas as fases do edital serão online.
Além disso, é pré-requisito possuir equipamentos próprios ou de parcerias, sejam profissionais ou não. Isso inclui celulares, para captação de imagens e posterior edição dos vídeos.
Temas
Já a produção dos audiovisuais deve abordar duas linhas temáticas: Natureza de brincar, com foco na importância do convívio e livre brincar de crianças de zero a três anos na natureza, e Paternidade Presente, ressaltando a participação de homens (de diversas classes e grupos) que são ativos na vida e no cuidar do desenvolvimento de seus filhos nos primeiros anos de vida (zero aos três anos).
As histórias retratadas podem evidenciar diferentes contextos, como a cultura indígena, quilombola, rural, urbano, periférico, entre outros.
Representatividade
Contudo, o edital incentiva a participação de pessoas com pouca representatividade no audiovisual. Ou seja: indígenas, negros, moradores de quilombolas, periferia, meio rural, mulheres, LGBT+, entre outros.
Oficinas
As oficinas acontecerão de 8 a 12 de março, no período noturno, com profissionais que atuam no mercado audiovisual. A formação abrangerá todas as fases da produção de um vídeo sempre com o olhar voltado à primeira infância. O participante será orientado numa espécie de mentoria, desde a realização até a entrega do material.
Júri de profisisonais
As melhores produções serão escolhidas por um júri de profissionais associados ao Pirilampo Criativo Lab, além de votação popular. O primeiro lugar ganhará uma câmera profissional de entrada com lente e microfone shotgun; o segundo colocado um smartphone com sistema multicâmera, tripé e microfone lapela; e para o terceiro lugar levará um smartphone com sistema multicâmera.
ONG Usina da Imaginação
A ONG Usina da Imaginação está à frente do Pirilampo Criativo Lab, um laboratório de campanha para a primeira infância. Sua meta é fortalecer a sociedade civil e dialogar com gestores motivando políticas para esse setor. A principal ferramenta é o audiovisual. No currículo do Lab, há o processo de construção do Plano Municipal para a Primeira Infância em Recife, com a produção de documentários e proposição de lei para fechamento de vias públicas para o livre brincar, o chamado PL Ruas de brincar, e do projeto Favela News.
Pandemia
Durante a pandemia a ONG desenvolveu oficinas de arte e urbanismo e o documentário em Florianópolis, a partir da escuta de crianças sobre a cidade dos sonhos delas. A ação estava associada ao projeto Inspira Ação e à campanha Criança é Prioridade, que buscou sensibilizar os gestores municipais para a causa da primeira infância.
Histórico
A Usina da Imaginação funciona informalmente há 20 anos com a atuação da antropóloga Rita da Silva e do filósofo Kurt Shaw. Oficializada em 2016, a ONG realiza pesquisa, formação, produção cultural, desenvolvimento de produtos audiovisuais e mobilização comunitária para processos de valorização e transformação cultural em diferentes meios, envolvendo especialmente crianças e jovens.
*Foto: Divulgação