Os jovens líderes precisam de um programa de educação que evidencie diversas profissões e é isso que a Aiesec faz
Os estudantes de hoje podem se tornar grandes líderes amanhã e é pensando nisso que a ONG Aiesec prepara os jovens para serem líderes em diversas linhas de atuação profissional. Sua filosofia é baseada na oportunidade de autoconhecimento de gestões por meio de intercâmbios em outros países e cidades.
O terceiro setor se pauta no desenvolvimento pessoal e profissional. Isso porque é necessário trabalhar para ter condições básicas de sobrevivência.
Jovens líderes
Para adquirir o conhecimento necessário, os jovens líderes são preparados pela Aiesec. A ONG é uma plataforma internacional que permite o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes por meio de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio.
Com isso, este nicho que ainda precisa despontar no mercado de trabalho, aprende a tomar decisões e a escolher a carreira que mais tem a ver com sua personalidade e afinidades.
Mas como isso acontece? É por meio de estudos direcionados, com matérias relacionadas ao curso, além de projetos de extensão que proporcionem o devido conhecimento para trilhar seu caminho profissional. E é justamente esta última parte que pode ajudar a formar jovens líderes, com a vantagem de conseguir um bom trabalho.
Histórico da Aiesec
Nas palavras da própria organização, fazer parte da Aiesec é “uma escolha que envolve crescimento pessoal profissional”. Além disso, há um modelo de desenvolvimento baseado na liderança jovem. O foco é medir, conforme o começo e encerramento de semestre, o quanto o jovem integrante aprendeu e melhorou dentro da instituição de ensino.
LDA – Leadership Development Model (Modelo de Desenvolvimento de Liderança)
Ao entrar para a Aiesec, o jovem participará de um teste, chamado LDA. Ou seja, o modelo de desenvolvimento de liderança proposto pela organização. Este teste será realizado a cada seis meses, a fim de medir o crescimento que obteve durante esse período dentro da instituição. Sendo assim, o mesmo vale para intercambistas da Aiesec: eles realizam antes de embarcar e após retornar da viagem.
4 pontos analisados
Os jovens líderes formados pela Aiesec aprendem 4 pontos de desenvolvimento. São eles: cidadão do mundo, autoconsciente, empoderando outros e orientado a soluções. Além disso, a instituição acredita que, “para se tornar um líder e, mais importante, um bom líder, o jovem precisa desenvolver essas 4 capacidades”.
Outros métodos de desenvolvimento
Em contrapartida, o LDA é o mais cobrado e usado pela organização jovem. O objetivo é medir o nível de desenvolvimento de seus membros e seus intercambistas. Porém, dentro da instituição são usadas outras formas para incentivar o crescimento de seus voluntários.
É o caso do PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal), que é feito pelo líder direto de cada membro. Por meio dele, são traçados pontos de desenvolvimento, que podem ser melhorados ao longo do mês. E isso mediante à supervisão e revisão do líder direto.
Por outro lado, a constância de feedbacks e a cultura de trackear semanalmente as atividades de seus liderados também obtém um bom resultado. Isso porque há a chance de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido por ele, além de suas dificuldades e seus pontos de melhoria.
Por fim, a Aiesec oferece cargos de liderança aos jovens. Isso envolve que eles possam liderar tomes ou então administrarem projetos sozinhos. Sendo assim, a organização ainda oferece um desenvolvimento próprio para cada voluntário que se arrisca a embarcar neste caminho. E ao final da experiência, esses jovens líderes terão adquirido um rico aprendizado de como guiar projetos e pessoas. Além de “entender seus anseios, dificuldades e em como melhor motivá-los”.
*Foto: Divulgação/Setur