Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Educação

Pandemia: estudo prevê retrocesso na educação de quatro anos

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
22 de janeiro de 2021
in Educação
0
pandemia - estudo prevê retrocesso na educação de quatro anos
Share on FacebookShare on Twitter

O retrocesso na educação foi avaliado quanto ao aprendizado de estudantes em seus anos finais de ensino fundamental e médio, especialmente em matemática e língua portuguesa

Recentemente, um estudo do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona, vinculada à Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP Clear), e encomendado pela Fundação Lemann, verificou que houve um retrocesso na educação em pelo menos quatro anos. O motivo: a pandemia de Covid-19, que ocasionou perda de aprendizado a muitos estudantes. Junto a isso vem o sistema de ensino remoto. Além de aumentar ainda mais no Brasil as desigualdades sociais entre alunos das regiões Norte-Nordeste, com os de estudantes do Sul-Sudeste.

Retrocesso na educação

O resultado do estudo mostra que os alunos deixaram de aprender mais em matemática em comparação com língua portuguesa. E na maioria dos casos os mais prejudicados foram os alunos do ensino fundamental.

O levantamento se baseou no estudo do Banco Mundial, em relação às estimativas de impactos do fechamento das escolas pela: “Covid-19: Simultating the potential impacts of COVID-19 school closures on schooling and learning outcome: a set of global estimates”. Em tradução livre: “Simulando os potenciais impactos do fechamento das escolas pela Covid-19 na educação e nos resultados de aprendizagem: um conjunto de estimativas globais, em tradução livre”.

Cenários

O estudo também apontou três cenários para o retrocesso na educação:

  • Otimista, em que os alunos aprendem por meio do ensino remoto tanto quanto aprendem no presencial, desde que realizassem as atividades escolares;
  • Intermediário, em que os alunos aprendem por meio do ensino remoto proporcionalmente às horas dedicadas a atividades escolares;
  • Pessimista, em que os alunos não aprendem com o ensino remoto.

Explicações para o retrocesso na educação

Neste último, os números revelam uma perda equivalente ao retorno à proficiência brasileira no Saeb de quatro anos atrás (entre os resultados de 2015 e 2017) em língua portuguesa e de três em matemática (2017), nos anos finais do ensino fundamental.

Já no intermediário, a queda corresponde ao retorno para o resultado de proficiência do Saeb de 2017 em ambos os componentes curriculares.

Horas de dedicação às atividades

Contudo, o número de horas dedicadas às atividades não presenciais podem fazer a diferença. Isso porque quando se fala em um cenário intermediário, tem que se levar em consideração que os alunos aprendem no ensino remoto de forma proporcional às horas dedicadas a atividades escolares. Além disso, alunos dos anos finais do ensino fundamental teriam uma perda de 34%, ao passo que os estudantes do ensino médio, registrariam 33%. E se ainda for considerado o cenário pessimista, em que os alunos não aprenderiam nada com o ensino remoto, ambos os ciclos perdem o equivalente a 72% no aprendizado.

Nível de aprendizado em um ano típico

Por outro lado, o estudo também considerou o nível de aprendizado em um ano típico (usando dados do Saeb de 2015 a 2019). Com isso, o tempo de interrupção das aulas seria (estimado em 72% do ano letivo) e o eventual aprendizado com o ensino remoto (explorado nos cenários otimista, intermediário e pessimista).

Características pessoais

Em termos de simulações quanto a características pessoais dos estudantes: sexo, raça/cor e escolaridade da mãe, o resultado se deu na forma de subgrupos. Aqui, foram analisados o cenário intermediário, estimando que os meninos aprenderam menos que as meninas, principalmente em matemática nos anos finais do ensino fundamental.

Mais prejudicados com o retrocesso na educação

Os grupos populacionais mais prejudicados foram os dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e ensino médio. E em ambos os componentes, são os do sexo masculino, pardos, negros e indígenas, com mães que não finalizaram o ensino fundamental. Em compensação, os menos prejudicados são, na maioria dos casos, do sexo feminino, que se declararam brancas, com mães com pelo menos o ensino médio completo.

Desigualdade social

A desigualdade social aparece nos cálculos realizados para cada um dos estados brasileiros. Em ambas as etapas de ensino, os estudantes das regiões Norte e Nordeste deixaram de aprender mais que alunos do Sul e Sudeste.

Plataforma de Apoio à Aprendizagem

No intuito de apoiar as redes de ensino de todo o país neste retrocesso da educação que piorou na pandemia, foi lançada a Plataforma de Apoio à Aprendizagem. Ela fornece ferramentas para aplicação de avaliações diagnósticas.

Sendo assim, as atividades de verificação de aprendizagem são disponibilizadas gratuitamente para professores e gestores escolares e auxiliam na construção de planos de aula efetivos.

A iniciativa é do Consed e da Undime, por meio da Frente de Avaliação, com apoio do BID, CAEd/UFJF, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna e Itaú Social.

*Foto: Divulgação/ Seed

Postagem anterior

Janeiro Branco UFU 2021: campanha segue até dia 31

Próxima postagem

ONG prepara jovens líderes por meio de intercâmbios

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Transformação social na Uesb: Capoeira, Educação e Inclusão integram projeto

Educação indígena: Pará atende reivindicações e consolida legislação

Mais Professores: Programa oferece bolsa de R$ 1.050 a docentes em formação

Complementação-VAAR do Fundeb: Divulgados indicadores

Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras: Sergipe divulga programação da 50ª edição

Cultura de imigrantes: Escolas Municipais de SP facilitam aprendizado

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.