Projetos de transformação social integram o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas; projeto vencedor desta edição se transformou em Lei Popular e obteve reconhecimento da Câmara de Vereadores da cidade
Em sua 3ª edição, o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas reconheceu três escolas brasileiras que fizeram a diferença a partir de projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade. A iniciativa tem por objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG). Isso gera integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas.
Projetos de transformação social
Entre os projetos de transformação social da edição 2023, o vencedor foi o Centro Educacional Inovação, localizado em Pombos (PE), com o projeto “Saber e Exercer!”. Ele foi desenvolvido nas aulas de Cidadania, nas quais são abordados os temas relacionados aos direitos e deveres do cidadão por meio do conhecimento para que os alunos possam ser indivíduos críticos e atuantes para uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, após o desenvolvimento da iniciativa, foi aprovado um projeto de lei escrito por alunos e professores da educação básica que permitiu a implantação de uma faixa de pedestres na frente da escola, assim como o acompanhamento da Guarda Municipal para o controle e direcionamento do trânsito no local.
2º e 3º lugares
O 2º lugar ficou com a Camino School, de São Paulo, com o “Manual Para Escolas Antirracistas”, que tem como principal objetivo estimular a comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir visões cristalizadas sobre a sociedade brasileira, reforçando a questão do racismo e da discriminação e seus impactos negativos sobre a sociedade como um todo. Depois da criação do Manual, um time de educadores se reúne periodicamente para pensar açõesformativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisão sobre situações de racismo. Desde sua publicação, mais de 5 mil pessoas já baixaram e compartilharam o documento.
Já o Ferreira Master Colégio, da cidade de Suzano (SP) obteve a 3ª colocação com o projeto “Master Voluntários”, uma ação da disciplina de Empreendedorismo em parceria com as demais disciplinas do contexto do Ensino Médio, na qual os alunos foram convidados a identificar as demandas do território no qual a Escola se encontra inserida, construir propostas envolvendo ações sociais para despertar a generosidade, além de valorizar a troca de conhecimentos, a humanização e o fortalecimento de vínculos além dos muros escolares. Por meio da mobilização da comunidade escolar, foram implantadas ações de doação compostas por recursos financeiros, humanos e materiais.
3ª edição foi surpreendente
De acordo com Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma, a 3ª edição do Prêmio EGG Escolas surpreendeu pela temática dos projetos.
“Com abordagens que incluem consciência cidadã, percepção de direitos e deveres, mobilização do ecossistema de entorno e atuação junto ao poder público, entre outras, os projetos da Edição 2022 do Prêmio EGG são exemplos concretos de soluções sistêmicas que nascem e crescem nas escolas com potencial de gerar benefícios e bons precedentes para a sociedade como um todo. Sem dúvida, essas competências sociotransformacionais são fundamentais para uma convivência mais equânime, colaborativa e respeitosa reduzindo as desigualdades, ampliando a distribuição de acessos e melhorando a aplicação das redes de inteligência coletiva.”
Plataforma
Por fim, a plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos, como escolas, sociedade e empresas, visando a transformação social. As atividades contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem uma sociedade mais sustentável e igualitária.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Kenny Eliason)