Sociedade Civil Pela Educação
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor
No Result
View All Result
Sociedade Civil Pela Educação
No Result
View All Result
Home Ações Sociais

Projetos de transformação social desenvolvidos por estudantes têm reconhecimento

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
17 de março de 2023
in Ações Sociais
0
Projetos de transformação social
Share on FacebookShare on Twitter

Projetos de transformação social integram o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas; projeto vencedor desta edição se transformou em Lei Popular e obteve reconhecimento da Câmara de Vereadores da cidade

Em sua 3ª edição, o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas reconheceu três escolas brasileiras que fizeram a diferença a partir de projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade. A iniciativa tem por objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG). Isso gera integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas.

Projetos de transformação social

Entre os projetos de transformação social da edição 2023, o vencedor foi o Centro Educacional Inovação, localizado em Pombos (PE), com o projeto “Saber e Exercer!”. Ele foi desenvolvido nas aulas de Cidadania, nas quais são abordados os temas relacionados aos direitos e deveres do cidadão por meio do conhecimento para que os alunos possam ser indivíduos críticos e atuantes para uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, após o desenvolvimento da iniciativa, foi aprovado um projeto de lei escrito por alunos e professores da educação básica que permitiu a implantação de uma faixa de pedestres na frente da escola, assim como o acompanhamento da Guarda Municipal para o controle e direcionamento do trânsito no local.

2º e 3º lugares

O 2º lugar ficou com a Camino School, de São Paulo, com o “Manual Para Escolas Antirracistas”, que tem como principal objetivo estimular a comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir visões cristalizadas sobre a sociedade brasileira, reforçando a questão do racismo e da discriminação e seus impactos negativos sobre a sociedade como um todo.  Depois da criação do Manual, um time de educadores se reúne periodicamente para pensar açõesformativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisão sobre situações de racismo. Desde sua publicação, mais de 5 mil pessoas já baixaram e compartilharam o documento.

Já o Ferreira Master Colégio, da cidade de Suzano (SP) obteve a 3ª colocação com o projeto “Master Voluntários”, uma ação da disciplina de Empreendedorismo em parceria com as demais disciplinas do contexto do Ensino Médio, na qual os alunos foram convidados a identificar as demandas do território no qual a Escola se encontra inserida, construir propostas envolvendo ações sociais para despertar a generosidade, além de valorizar a troca de conhecimentos, a humanização e o fortalecimento de vínculos além dos muros escolares. Por meio da mobilização da comunidade escolar, foram implantadas ações de doação compostas por recursos financeiros, humanos e materiais.

3ª edição foi surpreendente

De acordo com Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma, a 3ª edição do Prêmio EGG Escolas surpreendeu pela temática dos projetos.

“Com abordagens que incluem consciência cidadã, percepção de direitos e deveres, mobilização do ecossistema de entorno e atuação junto ao poder público, entre outras, os projetos da Edição 2022 do Prêmio EGG são exemplos concretos de soluções sistêmicas que nascem e crescem nas escolas com potencial de gerar benefícios e bons precedentes para a sociedade como um todo. Sem dúvida, essas competências sociotransformacionais são fundamentais para uma convivência mais equânime, colaborativa e respeitosa reduzindo as desigualdades, ampliando a distribuição de acessos e melhorando a aplicação das redes de inteligência coletiva.”

Plataforma

Por fim, a plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos, como escolas, sociedade e empresas, visando a transformação social. As atividades contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem uma sociedade mais sustentável e igualitária.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Kenny Eliason)

Tags: 7PEGG
Postagem anterior

Literatura africana nas escolas: obrigatoriedade completa 20 anos em BH

Próxima postagem

Educação em Diadema: Congresso consolida política popular e democrática

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Equipe Sociedade Civil pela Educação

Mais comentadas

Línguas indígenas e quilombolas em risco: como comunidades brasileiras enfrentam a ameaça de extinção

Paciente fica mais de seis anos sem sinais do HIV após transplante de células-tronco, mostra estudo aceito pela Nature

MP-SP aciona Justiça para impedir obrigatoriedade de aplicativos em escolas estaduais

Congonhas passa a integrar sistema Smart Sampa e amplia vigilância

Comunidades protestam contra extinção de turmas do Fundamental e cobram diálogo com o poder público

Estados já podem aderir à Bolsa Mais Professores, que oferece bolsas de R$ 2.100

Sociedade Civil Pela Educação

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.

No Result
View All Result
  • Ações Sociais
  • Cultura
  • Educação
  • Política
  • Saúde
  • Terceiro Setor

© 2020 Sociedade Civil Pela Educação Pela democratização da Educação.