Bem-estar socioemocional de professores e estudantes reuniu representantes da Secretaria Estadual de Educação para explanar ações da pasta
Diante de casos emblemáticos, como o recente assassinato de uma professora por estudante adolescente de apenas 13 anos, em São Paulo, têm colocado em alerta os pais, educadores e autoridades em todo o Brasil – e despertado atenção à necessária assistência psicossocial no ambiente escolar.
Vale destacar que desde esses últimos episódios de violência nas escolas, o Ministério da Saúde, presidida pela ministra Nísia Trindade se propôs a fortalecer o apoio à saúde mental na rede pública.
Bem-estar socioemocional
Foi exatamente a temática do bem-estar socioemocional que norteou o encontro da última quinta-feira (4). Trata-se da segunda reunião de trabalho da Câmara Setorial Temática instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para debater o atendimento à Saúde Mental na rede pública de Mato Grosso, a fim de elaborar propostas e políticas públicas com o fim de melhorar a assistência psicossocial à população mato-grossense.
A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) – autor do requerimento por conta do qual foi instaurada a “CST da Saúde |Mental” na ALMT. O encontro teve a presença também da relatora e secretário da câmara temática, respectivamente Rosângela Saldanha Pereira e Jorge Santos; do promotor de Justiça (Saúde Coletiva) Nilton Matos Silveira Neto, além das representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Keila Regina da Silva Nunes Costa (Gestão de Pessoas) e Rita de Cássia Araújo Costa Marques (Gestão Educacional).
Programas
Já as representantes da Seduc explanaram brevemente os programas desenvolvidos pela pasta com objetivo de prestar assistência psicossocial a estudantes e professores da rede pública de ensino em Mato Grosso.
Rita de Cássia falou sobre o planejamento voltado aos alunos a fim de prevenir situações de assédio, violência, bullying, depressão, automutilação, entre outros casos que evidenciam distúrbios do gênero.
“É um trabalho multidisciplinar que envolve famílias, conselho tutelar, centros de referência em assistência social e os centros de atenção psicossocial.”
Implantação
Contudo, ela disse também que já está adiantado o planejamento para a implantação de atendimento em todas as escolas mato-grossenses – cada uma delas deverá ter em seu quadro pelo menos um profissional em Psicologia e outro em Assistência Social.
Por sua vez, Keila Regina explanou as ações desenvolvidas pela Seduc com a finalidade de prestar assistência aos professores da rede pública estadual, que incluem desde saúde mental até segurança no trabalho, em ampla abordagem.
Diagnóstico
O promotor de Justiça Nilton Silveira observou que a CST da Saúde Mental será importante instrumento, e que conta com a parceria do Ministério Público Estadual. O intuito é evidenciar o “abrangente diagnóstico sobre o atendimento psicossocial oferecido na rede pública de saúde à população mato-grossense”.
Por fim, seguindo esta linha, o deputado Carlos Avallone destacou a relevância do trabalho para a definição de diretrizes, elaboração de políticas públicas e inclusão de precisão orçamentária para melhorar a atenção à saúde mental em Mato Grosso.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Priscilla Du Preez – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/F9DFuJoS9EU)