Comprovante de vacinação para crianças não precisa ser apresentado no início das aulas, afirma o secretário de Saúde Edson Aparecido
No último sábado, o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que comprovante de vacinação para crianças só deve ser exigido nas escolas da cidade quando toas elas estiverem imunizadas.
“Quando nós tivermos alcançado a cobertura de 100% (de crianças vacinadas), aí possivelmente a exigência será feita. Mas neste momento, ainda não vamos fazer a exigência.”
Comprovante de vacinação para crianças
Já a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo publicou uma nova resolução. O texto determina que estudantes da rede estadual apresentem comprovante de vacinação contra a Covid-19 e todas as outras vacinas prescritas pelas autoridades sanitárias durante o segundo bimestre de 2022.
Segundo a resolução publicada no Diário Oficial, o responsável legal dos alunos matriculados na rede pública estadual de ensino deverá apresentar o documento comprobatório de vacinação completa contra a Covid-19 ou atestado médico que evidencie contraindicação para a vacinação contra essa doença.
Secretaria Municipal da Educação de São Paulo
Por outro lado, a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo já havia informado que não exigiria a vacina contra a Covid-19 dos estudantes para a volta às aulas presenciais, em 7 de fevereiro. Todavia, foi informado que o comprovante de vacinação seria exigido ainda no primeiro semestre de 2022.
Estimativa
Na sexta-feira (28), Edson Aparecido afirmou que a capital paulista deve aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em todas as crianças de 5 a 11 anos na cidade até o máximo de dez dias. A estimativa se deu em relação ao crescimento da adesão infantil na cidade nos últimos dias. Sendo assim, a cidade chegou a 28,43% das crianças dessa faixa etária vacinadas até o dia 27 de janeiro.
Imunização infantil
No dia 28 de janeiro, o governo de São Paulo anunciou a antecipação da vacinação de crianças de 5 a 8 anos, sem comorbidades, contra Covid-19. Antes prevista para início apenas no dia 31 de janeiro, a imunização desta faixa etária começou na sexta-feira (28).
As crianças entre 9 e 11 anos já estavam sendo vacinadas no estado.
Na capital, 28% das crianças de 5 a 11 anos já tomaram a primeira dose da vacina –308 mil de 1.083.159 pessoas, a população estimada nessa faixa etária.
A imunização das crianças com a vacina da Pfizer já havia sido autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Plano Nacional
Vale lembrar que o Ministério da Saúde incluiu no começo de janeiro as crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
A vacina contra a Covid 19 começou a ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos nos postos de saúde da capital paulista no dia 17 de janeiro.
*Foto: Freepik