Núcleo de educação sustentável fica na cidade de Jutaí, a 750 km de Manaus; confira
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável, na cidade de Jutaí, fica a 750 km de Manaus. Recentemente, ela inaugurou o Núcleo de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável João Batista. A iniciativa é da Fundação Amazônia Sustentável para a implementação de projetos de educação no interior da Amazônia, com ajuda do terceiro setor.
Núcleo de educação sustentável
Além disso, o núcleo de educação sustentável deve atender 50 estudantes, entre crianças e adolescentes. E também vai promover a alfabetização de adultos em aulas conduzidas pela Secretaria de Educação do município.
A comunidade já existe há mais de dez anos e é composta por 13 famílias que não tinham acesso à educação. A partir da participação ativa, os moradores se juntaram à FAS e à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) para construir um plano estratégico sólido.
Outra escola nas proximidades
Contudo, até o momento, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), onde fica a comunidade Paraíso, à margem direita do rio Jutaí, possuía outra escola nas proximidades, na Vila Cujubim. No entanto, com a saída dos habitantes e a falta de operação do Poder Público, o espaço ficou abandonado e a nova instalação se deu justamente pela transferência do núcleo de uma comunidade para outra.
Casa do Professor
Além da escola, também foi inaugurada a Casa do Professor, um espaço para receber docentes e parceiros que chegam para atuar na região. O processo de construção do núcleo ocorreu em mais de dois meses e recebeu apoio de dois carpinteiros, um representante da Sema, e da participação ativa dos moradores.
Funcionamento do estabelecimento
A escola deve funcionar durante as manhãs, tardes e noites. Por fim, o plano pedagógico e o provimento dos equipamentos necessários fica sob responsabilidade da Secretaria de Educação do município.
*Foto: Reprodução