Olimpíada Nacional de História do Brasil será tema de oficina com diretores e professores da rede pública estadual com o objetivo de fomentar a participação das escolas da rede na ONHB
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), promove a primeira oficina ‘Diálogos entre o Ensino de História e a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)’. A ação reunirá diretores e professores da rede pública estadual com o objetivo de fomentar a participação das escolas da rede na ONHB.
Olimpíada Nacional de História do Brasil
A oficina será ministrada pela professora Adinagruber Lima, do Colégio Estadual Professor José Franklin, na Barra dos Coqueiros, que foi finalista da edição passada da ONHB. Na oportunidade, a Olimpíada Nacional de História do Brasil será apresentada como uma ferramenta de promoção à aprendizagem da História do Brasil no ensino básico.
Abordagem pedagógica da competição
Além disso, os professores da rede pública estadual podem explorar a abordagem pedagógica da competição utilizando documentos históricos para abordar temas fundamentais que estabelecem conexões entre tempos passados e futuros. Ao fim da oficina, é esperado que os professores estejam preparados para utilizar a ONHB como maneira de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da história do Brasil.
Elevar o número de participantes
Um dos coordenadores da oficina, Jorge Monteiro, do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), explica que a ideia é elevar ainda mais o número de participantes sergipanos na ONHB. “O número alcançado é um bom número, mas com esta oficina podemos estimular mais professores e alunos a participarem e terem essa experiência”, ressalta.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/restaurante-desfocado-com-mesas-arrumadas_952693