Projeto Solar Musical conta com patrocínio da Cocal e incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução
Com patrocínio da Cocal, O Projeto Solar Musical – Artes Integradas e incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, e com produção executiva da R. Margarida Produção, alunos dos municípios paulistas de Paraguaçu Paulista, Narandiba e Iepê estão participando desde agosto das oficinas da 6ª edição do projeto. Até o dia 8 de dezembro, eles irão apresentar peças teatrais, espetáculos de dança e música nestas cidades.
Objetivo
O programa tem como objetivo mostrar aos pais, convidados e público em geral o aprendizado e a evolução dos estudantes no decorrer dos meses, em que aconteceram as oficinas de dança, teatro, violão, fanfarra e canto coral em suas respectivas cidades.
Projeto Solar Musical
As atividades do Projeto Solar Musical – Artes Integradas são de cunho sociocultural e promove o despertar das crianças e dos adolescentes para o universo das artes, possibilitando conhecimento e contato com novos estilos musicais e diversificação cultural. Além do conhecimento técnico, as oficinas ajudam também na capacidade de concentração, no desenvolvimento do raciocínio lógico e colabora para novas perspectivas profissionais no futuro, no relacionamento e disciplina.
O aluno Teo diz, que desde quando começou a fazer a oficina de teatro com a professora Andrea Oliveira em Paraguaçu Paulista, o teatro mudou sua forma de vida. Isso porque através do projeto conseguiu uma liberdade artística muito maior, além de descobrir o caminho da atuação como atividade profissional.
“Este e outros depoimentos de alunos, professores, coordenadores e pais de alunos são constantes e, para nós do Projeto Solar Musical, é muito gratificante ouvi-los, pois, nosso objetivo está sendo atingido, já que é um projeto de cunho sociocultural e de extrema importância com impacto social muito importante, pois através dele incluímos às artes a pessoas que não têm acesso nem oportunidades”, diz Raquel Margarida Silva, produtora executiva.
Mais música
No mesmo ritmo de ser um projeto sociocultural, porém, enfatizado exclusivamente em música, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, entidade sem fins lucrativos, é um centro de formação de orquestras, que atende gratuitamente jovens e crianças a partir dos 4 anos de idade. Localizado em Joinville/SC, o objetivo primordial da instituição é oferecer uma educação humanista de excelência para crianças e jovens que não teriam esta oportunidade de outra forma.
Segundo o Ernesto Heinzelmann, Presidente do Conselho Administrativo do Musicarium, “Temos o grande sonho de construir uma Academia de Música e um Concert Hall inéditos e que será uma referência para o Brasil e o mundo na formação de jovens músicos”.
Serviço
Dia 05 de dezembro
Apresentações de Dança, Teatro, Violão e Canto Coral
Paraguaçu Paulista – às 18h30
Teatro Municipal Lucila Nascimento
Dia 8 de dezembro
Apresentações de Violão, Canto Coral e Fanfarra
Iepê – às 19h
Rua Goiás S/N – Praça Central
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/CyZaHrurVdV/?img_index=1